TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópico Especial em LIBRAS

Por:   •  17/3/2016  •  Exam  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

O professor e fonoaudiólogo Reinaldo Lopes, em entrevista nesta unidade, ratificou que existe uma diferenciação relativa à caracterização de "surdez", bem como às aprendizagens, entre as pessoas que nasceram surdas (pré-lingual) e as que adquiriram a surdez depois no nascimento (pós-lingual).

Nesse contexto, quanto à denominação pós-lingual, ou seja, a pessoa que nasceu ouvinte e posteriormente ficou surda, podemos afirmar que ela é uma pessoa:

R: Ensurdecida.

Existem duas formas de manifestação da surdez: O SURDO PÓS-LINGUAL (ensurdecido), que é a pessoa que perde a audição depois de adquirir a linguagem, e O SURDO PRÉ-LINGUAL, que é a pessoa que nasce surda ou perde a audição antes da aquisição da fala.

Distratores:

Ouvintes: são pessoas que ouvem e, portanto, não estão dentro das características da surdez.

Surdas: são pessoas impossibilitadas de ouvir. A pergunta se restringe às denominações pós e pré-lingual, e não às suas consequências.

Surdas-mudas: é uma definição já superada com relação à surdez. A pergunta não indica no seu contexto a questão da concepção histórica na área da surdez, em que as pessoas, no passado, acreditavam que os surdos não podiam falar.

Mudas: caracteriza-se pela ausência total da voz. A questão sinaliza como objetos de análise somente pessoas surdas.

De acordo com a Série Audiologia/INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2005, p. 35-36), a classificação do grau de perdas auditivas se dá da seguinte forma:

Normal - 26 a 40 dB (decibéis).

Perda leve - 41 a 55 dB (decibéis): escuta os sons, desde que estejam um pouco mais altos.

Perda moderada - 55 a 70 dB (decibéis): em uma conversação, pergunta muito "heim?", e ao telefone não escuta com clareza, trocando muitas vezes a palavra ouvida por outra foneticamente semelhante (pato/rato, réu/mel, cão/não).

Perda acentuada - 71 a 90 dB (decibéis): já não escuta sons importantes do dia a dia, como, por exemplo, o toque do telefone, a campainha e a televisão, necessitando sempre do apoio visual para entender o que foi dito.

Perda severa - acima de 90 dB (decibéis): escuta sons fortes, como latido do cachorro, avião, caminhão, serra elétrica, mas não é capaz de escutar a voz humana sem a prótese auditiva.

Perda profunda - escuta apenas os sons graves que transmitem vibração (helicóptero, avião, trovão).

foto de uma mulher posicionando a mão ao lado da orelho para ouvir algo melhor

Quais são as causas da surdez?

As causas da surdez congênita podem ser genéticas (hereditárias) ou embrionárias (adquiridas no útero).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com