TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Monografias: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

ARTIGO

O contato com a diversidade textual permite ao educando ampliar suas possibilidades comunicativas de forma mais eficiente. . Estes precisam estar presentes, de alguma forma, no cotidiano dos alunos, ou ao menos ter alguma utilidade em suas vidas

No contexto da comunicação mediada por computador emergiram e materializaram-se conjuntos específicos de gêneros digitais que se desenvolveram de acordo com o ponto de vista linguístico e modelo organizacional da mídia virtual, trazendo novas formas de comunicação, geradas pela criatividade do internauta. (colocar na introdução!)

* Introdução

A internet, por ter uma presença marcante nas atividades comunicativas humanas, ajudou a criar, além de abrigar, novos gêneros bastante característicos e peculiares do meio eletrônico, e estes gêneros se concretizam numa relação de fatores combinados com o seu contexto emergente.

Assim, sabendo-se que as práticas atuais de ensino da língua é feita a partir das análises da diversidade de gêneros que circundam na sociedade, surgiu a necessidade de se fazer esse estudo no propósito de se verificar como nas suas mínimas transcrições, os livros didáticos vem efetivamente abordando e promovendo o estudo das peculiaridades próprias dos gêneros digitais, no tocante a sua natureza funcional, composicional e linguística, bem como à pertinência das respectivas propostas didáticas e se as sequências didáticas procuram retratar fielmente a forma como esses gêneros ocorrem no meio digital.

Metodologia

O corpus é composto por livros didáticos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º anos, sendo analisadas 04 coleções de livros de Língua Portuguesa

A análise dos gêneros digitais nos livros didáticos será feita mediante ao modo como tais gêneros estão sendo abordados nos livros didáticos, verificando-se como as abordagens enfatizam os aspectos estruturais e exemplificam as peculiaridades composicionais, funcionais e linguísticas dos gêneros digitais em suas propostas didáticas, vem como as pertinências de tais propostas e se as sequências didáticas procuram levar o aluno a se comunicar por meio do gênero estudado e se retratam fielmente a forma como esses gêneros ocorrem no meio digital.

Conclusão

Nem todas demonstram ao aluno como se comunicar por meio do gênero, com isso o aluno não aprende concretamente a se comunicar através dos gêneros dos quais fazemos uso em nosso dia a dia.

Os gêneros digitais são desvalorizados nos livros didáticos, pois estes não apresentam uma proposta eficaz com esses gêneros, pois não são enxergados em sua dimensão linguística nem composicional, não há uma compreensão do seu todo significativo, nem das suas múltiplas possibilidades pedagógicas.

Tais observações são preocupantes, pois as novas concepções de ensino de Língua Portuguesa favorecem uma postura mais reflexiva em relação às múltiplas linguagens oriundas da sociedade e os PCNs ressaltam que um dos objetivos do ensino é levar os alunos a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais. Então caberia aos livros didáticos enfatizar assiduamente e concretamente nas suas abordagens o conhecimento das novas formas comunicativas com esses novos tipos de gêneros.

PCN’s de língua portuguesa “[...] cabe à escola promover a ampliação do conhecimento de forma que cada aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos que circulem socialmente, de assumir a palavra como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações.” (1997, p.23)

O blog e o e-mail são gêneros digitais originalmente encontrados na internet, inovação tecnológica que proporcionou o surgimento de uma variedade de novos gêneros, que por pertencerem à esfera digital são denominados gêneros digitais, fenômenos históricos relativamente estáveis, atrelados às novas tecnologias da comunicação e pertencentes à esfera digital.

Ao utilizarmos o e-mail podemos perceber que características de alguns outros gêneros estão nele adicionados, por exemplo, a carta, o memorando, o bilhete, a conversa informal, as cartas comercias e até mesmo o telegrama emprestam algumas propriedades conhecidas pelos usuários. (área epistolar)

Miller (2009) ao analisar o gênero blog o classifica como uma ação social e afirma: “o blog é uma nova oportunidade de retórica que se tornou possível graças à tecnologia, a qual vem se tornando mais acessível e fácil de usar, mas que também foi tão rápida e amplamente aceito que estar servindo a necessidades retóricas bem estabelecidas” (2009, p.62).

Existem blogs sobre os mais variados temas, e com a criação das redes sociais, os que funcionam de fato como diário pessoal estão sendo criados ou utilizados com menor frequência, abrindo espaço para publicações de textos diversos, e até mesmo publicidade e prestação de serviços variados. Esta dinamicidade de funções é comum aos gêneros e serviços da internet.

Na coleção Novo diálogo o gênero blog é apresentado como texto informativo, o autor deixa de enfatizar suas características originais, mostrando um exemplo que não parece ser real e fugindo totalmente do modelo autêntico de um blog no ambiente virtual.

Na coleção Português: linguagens pode-se dizer que o autor fez uma escolha correta ao transpor uma imagem que condiz com a realidade de um e-mail aparentemente real. Ele consegue mostrar um pouco do ambiente virtual original do gênero.

Considerando o uso social dos gêneros e suas vantagens quando direcionadas as práticas de ensino, podemos concluir que os gêneros textuais digitais começam timidamente a serem inseridos nos livros didáticos bem como em outras propostas alheias ao livro. Os gêneros que têm se destacado nesta inserção, por estarem mais presentes nos livros didáticos que já adotam gêneros digitais em seu conteúdo, são o blog e e-mail. Este uso é ou pode ser justificado pelo uso social de ambos, que são utilizados com frequência por terem objetivos variados, possibilidades de interação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com