TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Exames: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos.

Visto que um dos papéis da escola, no que concerne ao ensino de língua materna, é preparar os alunos para dominar a língua em várias situações, fornecendo-lhes instrumentos eficazes que lhes possibilitem um comportamento discursivo consciente e voluntário (SCHNEUWLY E DOLZ, 2004, p.49), passa a ser clara a necessidade de se trabalhar os textos como eventos comunicativos, que se manifestam nos gêneros textuais. Segundo SCHNEUWLY E DOLZ (2004, p. 71), “o gênero é que é utilizado como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais particularmente no domínio do ensino da produção de textos orais e escritos”. COSCARELLI (2007, p.4) reforça que “a idéia de trabalhar com os gêneros na escola surgiu da necessidade de trazermos o contexto, ou seja, a situação de produção e recepção daquele texto, para a sala de aula. Quem escreve precisa saber para quem está escrevendo, o que quer dizer e com que objetivo está escrevendo.” A escola e os educadores devem estar prontos, então, para incluir em suas salas de aulas essa novidade não tão recente, mas ainda desconsiderada em algumas práticas escolares. Entre os pesquisadores que vem investigando essa área está Luiz Antônio Marcuschi, professor universitário que define gêneros como:

“ Eventos textuais que contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do cotidiano, São fenômenos históricos, maleáveis e dinâmicos, já que surgem para suprir necessidades e atividades sociais e culturais". Portanto, configuram-se também como uma forma de ação social ou seja, gêneros textuais são entidades sócio-discursivas, cujo surgimento vem sendo influenciado enormemente pelo uso intenso de novas tecnologias. A definição de conceitos que Marcuschi apresenta é fundamental para a compreensão do tema e para o trabalho com gêneros textuais. No entanto, o autor não faz a distinção entre gênero e texto. Ambos são definidos como realizações lingüísticas concretas, que cumprem uma função comunicativa.

O homem não faz nenhuma ação em sociedade, por mais simples que seja, sem se comunicar com Cada área de atividade humana, tem sua linguagem própria, com gêneros textuais próprios. A língua, vista dessa maneira, é viva, porque se transforma continuamente quando é usada nas comunicações entre as pessoas. Ao ensinar a ler e a escrever, é possível trabalhar com a língua viva, como é usada no dia-a-dia. Mais é tão importante ensinar as tipologias quanto os gêneros,e há cinco tipologias que é preciso considerar no ensino de língua mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. É importante considerar que usamos todas essas capacidades em gêneros diversos.

Agora vamos ver um pouco sobre o narrar onde, são colocados os gêneros da cultura literária ficcional, como contos, lendas, romances, fábulas, crônicas,narrativa de aventura, narrativa de ficção, narrativa científica,piadas

(...). A situação de produção desses gêneros sempre envolve a ficção e a criação. Caracteriza-se pela mimesis da ação através da criação da intriga no domínio do verossímil. Os textos pertencentes a esse agrupamento são herança da escola para a formação do leitor literário. O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. vejamos alguns deles e suas características separadamente:

• Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

• Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.

• Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.

• Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

Fábulas: são textos muito ricos e seus autores utilizam uma imensa capacidade criativa, vista que nesta modalidade de sentido figurado, os animais tem características humanas, como a fala e a capacidade de pensar.

Nisso tudo percebe-se a grandeza de cada gênero,e a riqueza que cada qual o traz. Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos. E cada texto realiza sempre um gênero textual. Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o gênero adequado.Mas o que então pode ser classificado como gênero textual? Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo de organização das atividades sociocomunicativas do dia a dia. Diante de tudo isso vamos ver então o quanto é importante a comunicação, a linguagem, a linguagem corporal na vida,e na aprendizagem da criança.

No termo científico, linguagem é a capacidade a que todos os seres humanos, sem qualquer tipo de anomalia, são dotados. A linguagem designa por isso um sistema organizado de símbolos, complexo, extenso e com propriedades particulares, desempenhando uma função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, transmitindo um determinado sentido ou significado e permitindo ao homem comunicar as suas experiências e transmitir os seus saberes. Deste modo, pode dizer-se que a linguagem é um sistema de troca de informação Na interação com o ser humano, a linguagem representa um papel fundamental. A linguagem dá oportunidade ao individuo de traduzir o que sente estruturar o seu pensamento e expressar o que já conhece. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor . Os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras. Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, em estudos de 1950 apurou que a mensagem na comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com