TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Pesquisas Acadêmicas: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  7.815 Palavras (32 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 32

DICAS PARA TRABALHAR COM OS JOVENS

2 years agora por Pastor Júlio Fonseca 15 Comentários | 11.599 Vizualizações

DICAS PARA TRABALHAR COM OS JOVENS

CURSO: CHAMANDO OS JOVENS À SEARA

Pastor Márcio Tunala

tunala@ibb.org.br

Visão

“Ó eterno, nós seguimos o caminho das tuas leis e em ti pomos nossa esperança; o nosso maior desejo é conhecer-te e pensar em Ti.” Isaías 26:8.

O ministério jovem existe para glorificar a Deus e para divulgar a Sua Palavra aos jovens entre 18 e 30 anos, discipular e capacitar jovens a viver de forma relevante e compatível com a Palavra de Deus.

Um Ministério Jovem saudável é aquele que ensina o prazer de ter uma vida devocional de leitura da Bíblia, oração e comunhão com Deus e com o próximo.

Nossa crença:

- Acreditamos que Deus fará maravilhas em nossas vidas.

- Acreditamos que seremos instrumentos de Deus nesse mundo que tem sede dEle.

- Acreditamos que, para a Glória dEle, muitas pessoas serão transformadas e entregarão sua vida a Ele.

Estamos rompendo em fé, pedindo a Deus que, através de sua misericórdia, use-nos para falar do Seu amor às pessoas que ainda não conhecem a Jesus e para mostrar Cristo por meio do nosso estilo de vida.

Por que investir na juventude?

Um grande desafio da igreja contemporânea tem sido trabalhar com jovens.

O número de igrejas que não têm nenhum investimento na área jovem é assustador.

Durante a realização da Convenção Batista Brasileira de 2007, na cidade de Florianópolis, conversei com pastores que indagavam: O que está acontecendo com os jovens? Por que os jovens não se interessam por Deus? Os comentários foram os mais variados. Determinado pastor disse que já havia desistido de ter um ministério jovem e afirmou que a juventude, hoje, não está interessada em vida cristã.

Está claro que o problema não está relacionado aos jovens e, sim, à liderança das igrejas, que não têm a menor idéia do que significa ser jovem na atualidade. Tenho constatado que muitos pastores não estão investindo tempo para ministrar aos jovens, não formam líderes para este segmento da igreja e, a bem da verdade, parecem ter medo de entrar no universo jovem. Frente a essa realidade, o que sobra para os jovens são alfinetadas, críticas ao seu modo de vestir, aos piercings, às tatuagens e a outros hábitos da juventude.

A igreja precisa se posicionar com relação a tudo isso, só que deve também olhar para a juventude como ela merece ser olhada – investindo tempo, recursos e ensinando a amar a Deus.

Os jovens cristãos precisam de um grupo de relacionamento saudável, o que os ajude no fortalecimento de sua fé. Os acampamentos, as células (grupos pequenos), os passeios, os congressos, os cultos e outros encontros promovidos pela igreja podem fazer toda a diferença na vida de um jovem de qualquer faixa etária, mas, quando direcionamos os ministérios respeitando as diferenças, as necessidades e as experiências de cada faixa etária, o resultado é abençoador.

Em uma igreja que possui ministérios fortes nas áreas de juventude (pré-adolescentes/ juniores de 7 a 12 anos, adolescentes 13 a 17 anos, jovens de 18 a 25 anos e de jovens adultos acima de 26 anos), crescimento com qualidade está garantido.

Os foros, onde assuntos próprios dos jovens, são tratados especifica e diretamente, preparam a juventude para enfrentar a sociedade corrupta na qual eles vivem. Uma juventude saudável é fundamentada na Palavra de Deus. Jovens cheios do Espírito Santo de Deus, sem nenhuma dificuldade de viver sua fé com convicção e paixão podem transformar e impactar a sociedade em que vivem e o mundo como um todo. Como igreja precisamos nos preocupar com ministérios específicos da mesma forma como nos preocuparmos com o culto. Vale à pena investir em jovens e creio que eles estão interessados em amar e servir a Cristo e sua igreja, cabe à igreja mostrar como.

Uma realidade a ser mudada

Existem igrejas que estão desprovidas de jovens em seus cultos e outras que possuem um ministério denominado de jovens, mas que na realidade é um ministério com adolescentes. Esse ministério é fundamental, mas atende apenas aos anseios dos adolescentes. Quando o jovem alcança a maior idade, passa para uma nova etapa de vida e enfrenta novos desafios, tais como o ingresso na faculdade, onde ele será exposto a uma vida de promiscuidade, jamais vivenciada antes pela maioria deles.

Um jovem certa vez me disse: “Na minha sala tem duas colegas que são garotas de programas, elas se prostituem para pagar a faculdade. Têm três jovens que se denominam lésbicas, dois colegas são gays assumidos e dos que sobraram, a maioria tem envolvimento com drogas, freqüentam barzinhos e são liberais com relação ao sexo antes do casamento”.

Nossos jovens, que cresceram na vida da igreja, vão sentar em uma carteira ao lado. Isso me lembra o que Jesus falou a João em sua carta à igreja de Pérgamo: “Vocês estão habitando no acampamento de Satanás”. Quando analisamos o comportamento dos jovens, tememos o futuro. Investimentos da igreja na vida dos jovens não podem ser negligenciados.

A igreja é a guardiã dos valores cristãos. A igreja precisa exercer influência na vida dos jovens para que seus valores sejam reais, fruto de perseverança e fundamentados na Bíblia.

O papel do ministério jovem é apoiar o jovem no crescimento e amadurecimento da vida cristã. O ministério jovem não é mais importante do que nenhum outro ministério, e sim, tão importante quanto.

Igrejas que têm condição de ter um ministro de jovens de tempo integral não podem abrir mão de tê-lo. Quando a igreja ainda não possui essa condição, ela tem que investir em líderes que abracem a causa jovem com responsabilidade. Um ministério jovem saudável é aquele que possui líderes envolvidos e treinados, espaço adequado onde o encontro deles seja preservado e respeitado.

Lembro-me que, há alguns anos atrás, quando eu era o presidente do grupo de jovens em minha igreja, raramente tínhamos um espaço nobre para realizar nossos eventos, pois havia tantas atividades, que na concepção da igreja eram mais importantes, que muitas vezes era cancelado o encontro dos jovens ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com