TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Monografias: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 9

São José dos Campos

2013

SUMÁRIO

PESQUISA 3

TIPOS DE GÊNEROS DO NARRAR.........................................................................4

TEXTOS NARRATIVOS E LINGUAGEM CORPORAL..............................................8

PESQUISA

Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nosso dia a dia e apresentam padrões sócios históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Os gêneros possuem número ilimitado, e podem aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.

.O texto é o uso da linguagem verbal ou não-verbal que tem significado, unidade e intenção. Ele deve ser lido e interpretado e o seu sentido final deve ser diferente do sentido das partes que o constituem e revela uma intenção específica por parte de quem o criou.

Os textos possuem características próprias e seu contexto está dentro de um tipo especifico de gênero, então podemos dizer que gêneros textuais são textos que estão presentes em nossa vida social, e cada apresenta um tema, uma forma de escrita e uma linguagem. Englobando assim todos os tipos de textos, como a poesia , uma receita, um e mail, um conto uma simples conversa ao telefone entre outros.

Outro ponto importante dos gêneros é que eles podem ser agrupados de acordo com a capacidade discursiva que neles predomina. Neste caso, temos considerado que podem ser reunidos em cinco grupos: Narrar, Argumentar, Expor, Relatar e Instruir.

O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, presentes na imaginação de uma pessoa e que possam ser produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros.

Todas essas narrativas possuem características em comum como por exemplo: cenário, ou seja onde e quando irá acontecer a ação, personagens, enredo, conflito, resolução do conflito, e o desfecho final. Mesmo possuindo características em comum cada um deles apresenta detalhes únicos que fazem a diferença entre eles e até mesmo o reconhecimento de cada um.

Segundo Bakhtin (2003), os gêneros são divididos em primários, que são as produções naturais e espontâneas do cotidiano e secundário que são as produções construídas e institucionalizadas, elaboradas, literárias e científicas.

Os gêneros textuais são definidos pela sua função social. Cada vez que se produz um texto escolhe-se um gênero em função do que se quer comunicar, do efeito que se deseja produzir no interlocutor e no meio.

Dentro dos gêneros existe o grupo Narrar, seu principal objetivo é contar algum fato seja ele real ou fictício. E o segundo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento.

Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivo perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor.

Praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum como:

• Narrador – quem conta a história. Pode ser observador que fica de fora da história, ou personagem que além de contar, participa da história.

• Tempo – Momento determinado em que se vive a história. Pode ser cronológico ou psicológico.

• Espaço – é o ambiente onde acontece a história.

• Enredo – é a trama e o que está envolvido.

• Personagens – São as pessoas ou os seres envolvidos na história.

Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles:

TIPOS DE GÊNEROS DO NARRAR

Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, porém com mais de um núcleo. Situações vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se divide em diversos outros tipos: romance policial, romance romântico, entre outros. É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

Novela: muitas vezes confundida em suas características com o romance e com o conto, é um tipo de narrativa menos longa que o romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. Em comparação ao romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparação ao conto tem maior extensão e uma quantidade maior de personagens.

Conto: è uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucos personagens que existem em função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida dos personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um caráter real ou imaginário da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

Crônica: muitas vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. Nem sempre usa o intervalo de tempo,e quando o tempo é utilizado, é bem curto, as vezes até de minutos ou horas

Fábula: É semelhante a um conto em num todo a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com