TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Pesquisas Acadêmicas: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nosso dia-a-dia, encontramos diversos gêneros textuais: Narrativos, Descritivo em diferentes tipos encontramos nas: receitas de culinária, e-mail, Orkut, relatórios, cartas entre outros, e todos vinculados ao letramento. Sendo que precisamos respeitar o social, a criatividade e cognitivo.

Gêneros de texto são as variadas formas que as pessoas e as organizações utilizam para se comunicar, para orientar, ordenar, interagir. Segundo Mikhail Bakhtin (2003), o autor mais citado quando se trata de gêneros textuais, aprender a falar e a escrever significa aprender a construir textos, porque não nos comunicamos por meio de frases isoladas. E também não nos comunicamos por meio de redações, narrações, descrições (mais da escola que da vida), e sim por meio de textos.

Então letramento é essencial na escolha do ser humano, pois este ser já pode fazer parte de uma sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Conforme pesquisado e assistido nas aulas, os conceitos de Gêneros Textuais são diversos, por todos os lugares que passamos e que podemos ler nos deparamos com textos e eles nos orientar de várias formas, basta prestarmos atenção no que queremos ver/ler.

Os gêneros surgem à necessidade de interação social e nos deparamos com situações de nos comunicar com diversos meios e falarmos também desta mesma forma. É necessário nos situarmos e falarmos de acordo com a situação em que nos encontramos. Para isso precisamos respeitar a linguagem de cada lugar e pessoa e nos atentarmos a fazer o certo e falar também.

Consciente dos gêneros textuais, diariamente nos remete a ler, falar, conversar, cantar, escrever e assim por diante, abaixo descrevo alguns de gêneros Textuais.

A notícia – um gênero textual jornalístico e ela lhe são peculiar dentro do que você lê e ouve;

A entrevista – amplia conhecimento, pois é basicamente oral;

A Biografia – obterá informação acerca da vida de uma pessoa desde seu nascimento até seus últimos dias, relatando passo a passo de sua vida ;

O Manifesto – é um meio de exercer sobre cidadania, onde expressamos nossos anseios, desejos;

O Seminário – consistem em gênero oral amplamente difundido conhecimentos científicos e técnicos;

E- mail – meio de comunicação digitado e escrito numa linguagem informal e formal no qual mantemos contado com o outro tanto do Brasil quanto do mundo;

Receitas de bolo – ela é detalhada, pois se não seguirmos a risca que está escrito perdemos toda a receita.

Bula de remédio – ela precisa ser seguida a risca, se não o remédio não fará efeito;

Anúncio em classificado – gênero textual que precisa ser claro, ter objetivo, ser atrativo e direto, senão não vende o que foi anunciado.

Também temos outros meios de gêneros textuais com os quais podemos trabalhar, por exemplo: podemos trabalhar na aula de Educação Física levando ao conhecimento dos discentes sobre alguns exercícios e explicar o seu procedimento.

Bambolê – ele é colorido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com