TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Dissertações: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS E ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O GÊNERO

Gêneros Textuais fazem parte das nossas intenções comunicativas do cotidiano, estão passíveis de serem modificados de acordo com as mudanças que se dão na sociedade. Além disso, destaca que os gêneros sempre atendem a uma função específica, ou seja, um cardápio de restaurante se destina a informar aos clientes as opções de comida e bebida oferecidas naquele estabelecimento. A partir de um gênero podem surgir outros e um gênero que está no auge hoje, pode vir a cair em desuso amanhã. Já os tipos textuais, são mais estáticos, referindo-se à estrutura lingüística.

Os gêneros e os tipos textuais estão relacionados, e não podemos dissociá-los. Por exemplo: a carta pessoal é um gênero textual do tipo narrativo, a monografia é um gênero textual do tipo argumentativo. E há inúmeras outras relações que podemos estabelecer, uma vez que os gêneros textuais são muitos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc. O surgimento de novos gêneros textuais nada mais é que uma adaptação dos gêneros já existentes às tecnologias encontradas atualmente, o que nos permite entender que o suporte assume um papel importante. O e-mail troca mensagens eletrônicas, mas as cartas já trocavam mensagens antes, só que utilizando um meio diferente. Esse fato nos leva a outra observação. A depender de onde o texto é inserido (suporte), ele será um ou outro gênero textual, como no caso da mensagem que, se enviada de forma eletrônica ou se enviada de forma usual, escrita em uma folha de papel, será e-mail ou carta. Gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa.

Explicando melhor: isso significa que, a cada vez que se produz um texto, selecionamos um gênero...

- em função daquilo que desejo comunicar;

- em função do efeito que desejo produzir em meu interlocutor;

- em função da ação que desejo produzir no meio em que me inscrevo.

Isso vale das trocas mais prosaicas do cotidiano, nos bilhetes registrados em post-its colados nas geladeiras, passando pelas mensagens eletrônicas, entrevistas (orais e escritas), bulas de remédio, orações, cordéis, dissertações, romances, piadas etc. Uma das principais características dos gêneros é o fato de serem enunciados que apresentam relativa estabilidade. É esse aspecto que permite, justamente, com que sejam compreendidos.

Uma das características dos gêneros textuais reside em sua transmutabilidade - ou seja, novas formas geradas a partir de formas já existentes. Por exemplo: é possível considerar que um correio eletrônico guarda muitos traços comuns com a carta que costumávamos mandar pelo correio. Essa origem pode mesmo ser atestada pelo nome em português (correio eletrônico), em inglês (e-mail, abreviação para electronic mail) ou em francês (courriel, courrier para correio contraído com o adjetivo électronique).

A partir de uma disposição existente, a da carta, desenvolve-se uma forma relativamente nova, mas que guarda a familiaridade do gênero de que provém, adaptada às funções e objetivos do contexto em que é gerada. Se antes a carta estava contida em um envelope e, nele, algumas informações paratextuais (os endereços de destinador e destinatário),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com