TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerdau

Pesquisas Acadêmicas: Gerdau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  3.890 Palavras (16 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 16

01 - Biografia

Nasceu em Saga, Japão em 8 de janeiro de 1909. Estudou na Escola Técnica Superior em Saga, onde descobriu o trabalho de Frederick Taylor, fundador do movimento conhecido como “Organização Cientifica do Trabalho”. Em 1930, se formou em engenharia mecânica, na Escola Técnica Yamanashi, e começou a trabalhar na fábrica de Taipei Railway, onde, observou as operações dos trabalhadores e sentiu-se obrigado a melhorá-las, se encarregando da organização do fluxo de operações no chão de fábrica da Japan National Railways, assim como no trabalho do Taylor. Decide então fazer do estudo e da prática a direção científica do trabalho de sua vida. Em 1943, Shingo é transferido para o chão de fábrica da Amano, em Yokohama, sobre as ordens do ministério de armamenteos. Como chefe da seção de produção, aplicou o conceito de operações de fluxo à produção dos mecanismos de regulação da profundidade dos torpedos, e incrementou a produtividade em 100%. Durante a análise de processos da fábrica Hitachi, lhe foi perguntado como tratar os tempos quando produtos se atrasavam enquanto esperavam a disponibilidade de guindastes. Dessa forma percebeu que os processos e as operações, que eram considerados entidades distintas, formam uma mesma rede chamada rede de processo de operações. Em 1955, Shingo ministrou um treinamento na Toyota Motor Co sobre enganheria industrial e melhorias em fábrica. Em 1970 foi condecorado com a medalha Yellow Ribbon por suas contribuições no fluxo de operações na indústria de construção naval. Nesse mesmo ano Shigeo criou o SMED Sistema Toyota (Single Minute Exchange of Die) o qual faz parte do sistema Just in Time. Um ano depois participou de uma viagem de observação da indústria européia de máquinas, sendo essa a primeira de uma série de viagens com esse propósito. Em 1978 visita nos Estados Unidos a companhia Federal-Mogul para conduzir treinamento sobre SMED e estoque zero. Shingo prestou consultoria a várias empresas tais como Yamaha, Mazda, Hitachi, Sony e Olympus no Japão e Pegout na França. O uso de seus métodos pela compania americana Ormak Industries levou ao aumento da produtividade e redução dos defeitos e dos estoques. Em sua homenagem foi criado o prêmio Shingo, que reconhece as organizações que usam estratégias e práticas de produção para alcançar resultados reconhecidos mundialmente. Ele escreveu mais de 14 livros, entre eles o Sistema de Produção Toyota. Em 14 de novembro de 1990, aos 81 anos o “gênio da engenharia” Shigeo Shingo faleceu.

O Dr. Shigeo Shingo foi provavelmente o maior contribuidor para as práticas de produção moderna. Ao aplicar a sua experiência e perícia no campo da engenharia industrial, foi capaz de proporcionar uma melhor forma de vida para operadores e para as empresas. As suas teorias ganharam reputação através dos resultados na produção entre as empresas que implementaram estas técnicas.

Destacou-se no desenvolvimento do TPS (Toyota Production System) em conjunto com Taiichi Ohno, concebeu e desenvolveu o SMED e foi o pioneiro do conceito de Poka Yoke e Zero Quality Control.

02 – Poka Yoke

O método Poka Yoke é um meio de evitar o erro com o uso de mecanismos de controle na fonte. O Poka Yoke é uma técnica que evita ocorrência, repetição ou reincidência do defeito.

“Uma metodologia (ferramenta) para alcançar o Defeito Zero e eliminar a necessidade de inspeções de Controle de Qualidade”

Os princípios básicos:

- Evitar o erro, antes que produza o defeito.

- Utilizar técnicas e dispositivos simples e de baixo custo.

- Liberar o operador para tarefas que agregam valor.

* Livro: “Poka Yoke” autor: Hiroyuki Hirano

O Poka Yoke é uma técnica pra evitar os simples erros humanos, através do Poka Yoke está a idéia de respeitar a inteligência dos trabalhadores.

A idéia de liberar o tempo e a mente de um operador para se dedicar a atividades mais criativas e que agreguem valor.

Entenda que este mecanismo é sua maior ferramenta para gerar zero defeito.

Funções determinantes do Poka-yoke

Segundo SHINGO (1996, p.56) há três tipos de Poka-yoke de controle:Método de contato. Identifica os defeitos em virtude da existência ou não de contato entre o dispositivo e alguma característica ligada à forma ou dimensão do produto.

Método de conjunto. Determina se um dado número de atividades previstas são executadas.

Método de etapas. Determina se são seguidos os estágios ou operações estabelecidas por um dado procedimento.

As funções do Sistema Poka Yoke:

Poka-yoke é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e(ou) na utilização de produtos. Conceito que faz parte do Sistema Toyota de Produção e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princípio do "não-custo". Um exemplo é a impossibilidade de remover a chave da ignição de um automóvel se a sua transmissão automática não estiver em "ponto morto", assim o motorista não pode cometer o erro de sair do carro em condições inseguras.

Segundo SHINGO (1996, p.55), inspeção sucessiva, auto-inspeção e inspeção da fonte podem ser todas alcançadas através do uso de métodos Poka-yoke. O Poka-yoke possibilita a inspeção 100% através de controle físico ou mecânico. Quanto às funções de regulagem do Poka-yoke há duas maneiras onde ele pode ser usado para corrigir erros:

Método de Controle. Quando o Poka-yoke é ativado a máquina ou linha de processamento pára, de forma que o problema possa ser corrigido.

Método de advertência. Quando o Poka-yoke é ativado um alarme soa ou uma luz sinaliza, visando alertar o trabalhador. O Poka-yoke de controle é o dispositivo corretivo mais poderoso, porque paralisa o processo até que a condição causadora do defeito tenha sido corrigida. O Poka-yoke

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com