TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de participação

Resenha: Gerenciamento de participação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Participativa

Falar de gestão democrática nos remete a democracia participativa. A descentralização, a autonomia e a participação estabelecem abertura de novas arenas publicas de decisões, que conferem a cada escola sua singularidade, sua identidade própria, tendo a qualidade do ensino como ponto central de qualquer proposta para escola publica. No exercício da construção da autonomia escolar, não impedindo a chegar ao proposto e desafios são visíveis e promissores os benefícios e as vantagens produzidos nessa vivencia. A escola torna-se palco de experiências democráticas, em que a participação e autonomia devem ocorrer de forma transparente, respeitando a diversidade, o pluralismo e os valores éticos.

É importante registrar que apesar de todas as conquistas alcançadas pela rede de ensino no fortalecimento e na efetivação da gestão democrática, são muitos os desafios na superação de praticas patrimonialistas, centralizadoras e autoritário ainda enraizado nos espaços de gestão publica.

Essa pratica estão presentes não somente nas instituições escolares, mas também em todos os níveis de governo, responsáveis pela gestão das políticas educacionais. E para avançarmos na efetivação da gestão democrática e na construção de um projeto de educação inclusivo é preciso transformar e ser humano.Nesse sentido a democratização da gestão escolar implica na superação de processos centralizados de decisões e na vivencia da gestão colegiada, onde as decisões venham das discussões coletivas, e que envolva todos os segmentos da escola num processo vivo dinâmico.

Concluindo a gestão democrática é um processo em construção, complexo e possível e se combinado junto de forma intencional, e processos coletivos, pode vim a ser o caminho para o sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com