TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de tráfego

Seminário: Gerenciamento de tráfego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

Logística Empresarial

Capítulo 7: Administração de tráfego

A administração de tráfego consiste em cuidar da movimentação de cargas e não no tráfego de passageiros ou no deslocamento de bens domésticos.

O cuidado do gerente é contratar a o transporte de terceiro ou possuir sua própria frota e também se pode escolher o transporte regular ou exclusivo. Os efeitos indiretos dessa escolha são com o menor preço de transporte pode ser usado um modal mais lento. Existem outros fatores a serem checados como: flexibilidade do operador, crédito, reciprocidade ou relacionamento de longo prazo com o transportador.

A administração da função de transporte contratado de terceiros é diferente da movimentação realizada por frota própria. Muitas vezes o gerente de tráfego deve administrar uma mistura de transporte próprio e de terceiros.

Fretes publicados por transportadores nunca devem ser considerados como fixos. Existem pelo menos quatro ocasiões típicas onde fretes menores podem ser negociados com as transportadoras, são elas: Competição, produtos semelhantes, maior volume de carga e grandes volumes.

O gerente de transportes deve ficar particularmente atento para que sua empresa não seja cobrada acima do combinado. Departamentos de transportes devem conferir suas faturas de fretes. Mas a empresa pode contratar uma agência externa para auditar as faturas de transporte. Além dos fretes cobrados em excesso, a auditoria inclui a verificação de pagamento duplicados para os transportadores.

A monitoração de cargas normalmente faz parte do serviço oferecido por transportadores regulares para os seus usuários. Serviço expresso é executado pelo departamento de tráfego quando se deve movimentar um carregamento mais rapidamente que o usual.

Há uma desvantagem típica em consolidar cargas. Agregar maiores quantidades para entregá-las de uma única vez significa que alguns pedidos deverão ser mantidos em espera. Encontrar o ponto de equilíbrio é justamente uma decisão do gerente de transporte.

A empresa que controla seu próprio transporte é aquela que comanda uma frota de caminhões. Melhor utilização traduz-se em menos caminhões e em menores custos operacionais.

O movimento pode ser feito pela mínima distância, mínimo tempo ou por uma combinação destes. Um problema típico de roteirização, envolvendo muitas paradas e veículos, o total de roteiros possíveis é astronômico.

A demanda por transporte pode acontecer enquanto os veículos percorrem suas rotas. Uma preocupação comum no gerenciamento de uma frota é o balanceamento das perdas de ide e de retorno. Portanto, a programação de veículos tornou-se também um problema de integrar frete de retorno com a distribuição de produtos.

Quando são utilizados transportadores contratados, as principais preocupações estão no uso eficiente deles em negocias os melhores fretes possíveis. O transporte próprio interessa-se principalmente em programar o uso eficiente do equipamento.

1) Dê exemplos para quatro circunstâncias nas quais o gerente de transporte pode negociar fretes menores com uma transportadora comum.

R:primeira circunstância é a competição, segunda são os produtos semelhantes, terceira é o maior volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com