TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Dissertações: Ginastica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 8

ALEXSANDRA APARECIDA DOS SANTOS RIBEIRO

RA 1061439

Licenciatura em Educação Física

CADERNO DE PRATICA

GINÁSTICA GERAL

"A Ginástica Geral vai à escola"

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de GINASTICA GERAL_como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Dra. MARIA CECILIA L.B. SOARES.

CAMPO GRANDE

2013

A GINÁSTICA GERAL VAI À ESCOLA

FASE 1: ESCOLHA DA CLASSE E ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

HABILIDADES

Conheceras características da Ginástica de Solo, vivenciar os elementos desta modalidade, respeitando os limites de cada um.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Reconstruir a capacidade de ritmo.

Coordenar agilidade com as praticas de Ginástica, envolvendo a sociabilizacao nas formações de grupo e o respeito aos limites de cada aluno.

Estimular a modalidade Ginástica em a exigência da perfeição, utilizando fundamentos básicos como ponto de partida.

CONTEUDO

EIXO TEMATICO – Ginástica

TEMA – Ginástica de Solo

MATERIAIS

Colchonetes

Quadra da Escola

DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO MOMENTO

Iniciar a aula questionando quais são os movimentos que os alunos conhecem, que movimentos posso realizar com meu corpo. Em seguida lembrar quais os tipos de Ginástica que eles conhecem a partir da Televisão, ou porque alguém da família pratica, ou porque já viram no Clube, Academia, Escola, etc.

SEGUNDO MOMENTO

Apresentação do tema da aula que não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos, então desenvolver um alongamento de 5 a 10 minutos, que tem como objetivo de aquecimento dos grupos musculares que serão solicitados na pratica da Ginástica. Iniciar os movimentos da Ginástica e Solo adequando a capacidade e entendimento dos alunos.

ALONGAMENTOS

1- Cadeia Muscular Posterior: Apoiada com as duas mãos e afastado do apoio, procura alongar toda cadeia posterior (dos membros inferiores e das costas), flexionando o tronco, lentamente, enquanto mantém os pés na mesma posição inicial.

2-Tríceps: Em pé, pés posicionados paralelamente, e com o membro superior que deseja alongar, faz-se uma flexão de cotovelo, e elevado acima da cabeça. A mão contra lateral apoia o cotovelo, enfatizando, assim, o alongamento dos músculos posteriores do braço e do ombro.

3-Trato Ilio-Tibial: Em pé, posicionado de lado a algum apoio, e segurando. Com o membro inferior contra lateral faz-se uma adução além da linha média, e ao mesmo tempo faz-se uma elevação do braço contra lateral acima da cabeça. Em seguida flexiona, lentamente, o tronco lateralmente Alongando assim toda cadeia lateral do corpo.

4-Quadriceps: Em pé, de frente a algo para apoiar-se e assim manter o equilibrio, com a mão de uma lado pega-se o pé do lado contrário e faz uma flexão do joelho, procurando encostar o calcâneo no glúteo para alongar a musculatura anterior da coxa. O posicionamento visa evitar compensações como uma abertura do membro.

5-Deltóide Medial: Em pé com pés posicionados,mão posicionada no cotovelo contra lateral, e trás o membro para próximo do corpo. Alongando músculos posteriores e laterais do ombro.

6-Adutores da Coxa: Com um membro em flexão e o outro em extensão, desloca o peso do corpo p/ o lado em q/ o membro esta em flexão, realizando assim um abertura do membro contra lateral e sentindo uma tensão na musculatura interna da coxa, e por conseqüência proporcionando alongamento da musculatura adutora da coxa.

7-Posterior da Coxa: Sentado, um membro com extensão de quadril e flexão do joelho, e o outro membro em extensão de joelho e flexão de quadril, gira o tronco no intuito de tocar no pé do membro que está em extensão, alongando desta forma toda musculatura da cadeia posterior dos membros inferiores.

8-Panturrilha: Afastada da parede, com mãos apoiadas, leva um dos membros para frente realizando flexão de quadril e joelho, enquanto o outro membro permanece em extensão atrás, sem retirar o calcanhar do solo, Incline o corpo, reto, ligeiramente para frente, até sentir uma leve tensão na panturrilha, sentindo desta forma o alongamento de tríceps sural (panturrilha).

9-Glúteos: Mãos apoiadas, com corpo afastado, um membro inferior apoiado no solo, em flexão, simulando a posição de sentar, enquanto o membro contra lateral fica apoiado sobre o outro, onde o pé é colocado no joelho do membro que esta no solo. Desta forma alonga tanto a musculatura posterior do tronco e abdutora e rotadora externa do quadril.

10-Peitoral: Em pé, com pés posicionados paralelos, levando os membros superiores para trás, procurando tocar uma mão na outra, alongando assim o peitoral.

11-Para Vertebral: Em pé, membros inferiores em extensão e membros superiores ao lado do corpo, em seguida vai flexionando o tronco, a partir da cabeça, seguida pela coluna dorsal e coluna lombar. Cada seguimento de uma vez, lentamente. Dentro do seu limite, mantendo sempre os joelhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com