TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Ensaios: Ginastica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  5.777 Palavras (24 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução

Segundo Darido (2005) a Educação Física possui um vasto conteúdo formado pelas diversas manifestações corporais criadas pelo ser humano ao longo dos anos. São eles: jogos, brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, e outros. Este conjunto de práticas tem sido chamado de cultura corporal de movimento, cultura corporal, cultura de movimento.

Estes saberes precisam ser transmitidos pela escola, contudo, na prática diária, nem sempre são desenvolvidos de forma correta. Todavia, mais recentemente, observa-se o movimento de alguns docentes que demonstram maior preocupação com os novos rumos da Educação Física Escolar. Para tanto estão se atualizando e buscando construir propostas pedagógicas que considerem esse novo papel atribuído à Educação Física: a integração do aluno na esfera da cultura corporal de movimento. (BRASIL, 2000)

Os professores de Educação Física, ainda influenciados, sobretudo pela concepção esportivista, continuam restringindo os conteúdos das aulas aos esportes mais tradicionais, como, por exemplo, basquete, vôlei e futebol. Em muitos casos também, estes conteúdos são distribuídos sem nenhuma sistematização e são apresentados de forma desordenada ou aleatória, ou seja, organizados ou seqüenciados sem critérios consistentes. Além disso, é muito comum a prática superficial destes conteúdos esportivos, sob a ótica do saber fazer ou da dimensão procedimental do conteúdo. Esse procedimento didático acaba ocasionando a falta de aprofundamento dos conteúdos dentro das dimensões conceituais e atitudinais, propostas para a Educação Física na escola, conforme Darido (2005).

Considerando que o Brasil é um país muito extenso, e que apresenta inúmeras diferenças culturais, é importante ressaltar que a apresentação de um currículo, no qual esteja incluído um conjunto de princípios de sistematização, uma ordem lógica de conteúdos diversificados e aprofundados, traria diversos benefícios aos professores e alunos nas aulas de Educação Física. Deve-se pensar também a possibilidade de refletir sobre a própria prática; facilitar a transferência de alunos de uma escola para outra; melhor o planejamento das atividades; implementar de um maior número de conteúdos; melhorar as condições de aprendizagem. (BRASIL, 2000)

Para Freire e Scaglia (2003, p. 30), alguns professores de Educação Física têm sistematizado, aprofundado e diversificado os conteúdos, conforme suas próprias experiências, erros e acertos. [...] “pois grande parte da produção teórica da Educação Física ainda não possibilitou a construção de princípios que pudessem nortear tal prática”.

A ginástica é um exercício físico que existe há muito tempo, e já foi usada como dança e como forma de fortalecer militares, tendo diversas manifestações durante todo esse tempo, é o que afirma Souza (2008).

A ginástica geral ou como é mais conhecida a “GG”1 é um conteúdo que se acredita ser essencial nas escolas. Atualmente poucos professores usam esse conteúdo em suas aulas, prevalecendo ainda em pleno século XXI os esportes. Deste modo, a inserção da ginástica geral enquanto conteúdo rico de elementos e de possibilidades de oferecer conhecimentos diferenciados, não deve ficar fora das aulas de Educação Física escolar.

Perante estas constatações, o objetivo do presente estudo foi analisar como professores entendem a inserção pedagógica através da Ginástica como conteúdo da Educação Física escolar. Acredita-se que esta possibilidade se concretize por meio da Ginástica Geral (GG), a medida que tem como perspectiva a integração das diversas manifestações gímnicas e outros componentes da cultura corporal, sendo sua principal característica a ausência da competição.

Participaram do estudo 06 professores de dois colégios estaduais do município de Araruna-PR, que ministram aulas de Educação Física na Educação Básica, nos níveis de Ensino Médio e Fundamental – séries finais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário contendo 9 perguntas abertas. O instrumento de pesquisa foi aplicado no período de hora atividade dos professores.

A problemática central desta pesquisa consiste na seguinte questão: de que forma está sendo utilizado e entendido o conteúdo Ginástica Geral nas escolas, e como os professores contextualizam e de que forma trabalham este conteúdo. Para a análise das respostas optou-se pela categorização das respostas.

Sabe-se que há muito tempo grande parte da sociedade enxerga as aulas de Educação Física caracterizando-a como um tempo de lazer, recreação, montagens de coreografias para festa junina, o famoso “rola bola”, entre outros. Esta disciplina também é vista como uma válvula de escape na qual os educandos terão um tempo para descanso e liberação de sua energia, não valorizando assim o conteúdo rico desta área.

Desta forma, o presente estudo visou identificar se ocorre a utilização do conteúdo ginástica geral pelos professores de Educação Física na Rede Pública Estadual, do município de Araruna – PR.

Referencial teórico

Para planejar as aulas com caráter pedagógico é necessário que os conteúdos tenham como base as dimensões conceituais (o que se deve saber sobre), procedimental (o que se deve saber fazer) e atitudinal (como se deve ser), descritas por Darido (2005).

Pode-se dizer que os alunos, ao longo de sua trajetória escolar, aprendem diversos conteúdos, e na área se utiliza este termo quando se refere a:

[...] conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes. (DARIDO, 2005, p.65).

Na visão da autora (2005), para que se trabalhe os conteúdos, é necessário que as três dimensões já mencionadas sejam aplicadas na escola de maneira não isolada, mas sim que estejam interligadas durante as aulas. É importante se ater a estas classificações, pois o objetivo educacional é fazer com que alguns conteúdos trabalhados nas aulas como o currículo oculto, apareçam de forma explícita nos programas de ensino.

Bracht (1992, p. 66) diz que é preciso “superar a visão positivista de que o movimento é predominantemente um comportamento motor. O Movimento é humano, e o Homem é fundamentalmente um ser social”.

A ideia central da maioria dos professores e técnicos, sempre foi de ensinar o aluno como jogar futebol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com