TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Artigos Científicos: Ginastica Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  977 Visualizações

A história da ginástica remete aos tempos da Antiguidade. Poucos séculos antes da Era Cristã já existia a prática de acrobacias no Egito, que eram bastante parecidas com os movimentos da ginástica. Esta seria uma das formas que marcaria a origem da ginástica.

Contudo, o que de mais concreto é encontrado sobre a origem deste esporte, remete a sua ligação mais às sociedades da Grécia Antiga. Especialistas relatam o fato dos gregos sempre praticarem atividades físicas para manterem o corpo em forma e de lançarem a ginástica como instrumento de treino para o aperfeiçoamento físico de seus militares.

A origem verdadeira, ao que parece, é realmente grega, pois a palavra ginástica vem do grego gymnastiké, que significa em tradução literal para o português, “exercitar-se nu”. Este era um costume bastante comum entre os gregos, portanto não há nada de estranho nisso.

O tempo passou e a ginástica entrou numa fase bastante importante. Entre os séculos XIV e XVI com as teorias e a consequente valorização do corpo humano, a ginástica passou a ser incentivada com o uso de alguns aparelhos especiais nos exercícios. Este crescimento deu-se ao longo período da prática de ginástica na Grécia antiga até tornar-se bastante popular e ser adotado o esporte por aquela comunidade.

A ginástica por fim, tem o seu grande salto e chega ao patamar de esporte no século XIX, a partir do ano de 1811, quando o professor alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn apareceu para o mundo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com