TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra dos Navegadores. (Relatório)

Por:   •  24/8/2016  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  4.397 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno- João Henrique [pic 1]

Relatório do documentário -Guerra dos Navegadores.

O filme trata sobretudo da ascensão da rede e do início da grande era da internet, que começou a partir de uma luta entre duas grandes empresas a fim de disputarem o controle da rede emergente. E o que era antes apenas destinado para acadêmicos por conta de ser um mecanismo que só atraia nerds e cientista, estava prestes a se tornar um meio comum para todas as pessoas.

Eis que surge o MOSAIC, o primeiro navegador desenvolvido por programadores que queriam transformar a internet em um meio acessível de navegação na web, com o intuito de fazer com que pessoas comuns a utilizasse. Com o advento do Mosaic que logo ganhou bastante popularidade, é fundada a Netscape, empresa que tinha como objetivo popularizar ainda mais a internet através da criação de um novo navegador com base no Mosaic, a ideia era transformar esse meio no futuro do comércio e da comunicação. Lançou-se então no mercado, a versão melhorada do Mosaic, o Netscape Navigator.

A Microsoft, que até então detinha todo o poder sobre a indústria operacional e por conseguinte da indústria da computação, estava altamente ameaçada com o advento e a rápida popularização da Netscape. Bill Gates, já estava receoso antes mesmo do nascimento da sua concorrente, com o surgimento da Netscape e sobre as fortes ameaças que sua empresa estava, resolve a qualquer custo impedir isso, mesmo que fosse por meios ilegais. Com o sucesso do Netscape Navigator, que gerou muitas riquezas para os seus criadores, a Microsoft tinha sido ultrapassada, no entanto sob as duras críticas que o fundador da Netscape fez ao Windows, Bill Gates, determina de vez a aniquilação da concorrente.

A Microsoft, possuía bastante recursos e bons programadores, investiu milhões no Internet Explorer e com a ajuda dos vendedores com os quais tinha parceira, colocou o seu navegador como sendo o único no mercado. O objetivo de Bill Gates a partir desse momento, era analisar cada passo da Netscape e lançar versões sequenciais do Internet Explorer. E como última jogada, Gates, colocou o seu navegador como sendo uma versão gratuita que já vinha instalada no sistema operacional, o que acarretou de vez o fim da Netscape que some do mercado de navegadores.

A guerra pode ter acabado, mas a batalha não terminou naquele momento. A Microsoft vira alvo do governo norte americano e dos fundadores da Netscape, que acusam fortemente Bill Gates e sua empresa de exercer monopólio, abrindo um processo antitruste, culminando também uma falência muito grande da Microsoft.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com