TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra dos Navegadores

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 8

Guerra dos navegadores

A Internet é o meio de pesquisa, comunicação e entretenimento mais utilizado no mundo todo. No início, estava disponível apenas para um pequeno grupo de pesquisadores e universitários, pois sua aparência era bastante simples e seu conteúdo ainda escasso e de difícil acesso. Com isso, os pesquisadores Marc Andreessen e Eric Bina, decidiram deixa-la mais acessível e interessante, então criaram e lançaram gratuitamente em 1993 o primeiro navegador WWW, o Mosaic. Devido ao sucesso repentino, os dois acabaram fundando uma empresa chamada Netscape e desenvolveram com base no Mosaic um novo navegador pago, o Navigator, que foi rapidamente aceito pelos usuários do Mosaic.

No primeiro vídeo mostra o surgimento dos primeiros navegadores nos quais foram o Navigator da Netscape e o Internet Explorer da Microsoft, no período de 1995 a 1999, o primeiro a ser lançado foi o Netscape, desenvolvido por estudantes no qual obteve um grande sucesso de aceitação por parte de seus usuários que estavam começando a desfrutar desse novo universo, como resultado a Netscape conseguiu crescer muito em termos financeiros.

A Microsoft entrou em contato com a Netscape e tentou adquirir os seus direitos, onde até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu na reunião, porém com a negativa na aquisição, criou o seu próprio navegador o Internet Explorer na qual estava disposta a destruir sua concorrente, dando origem a guerra dos navegadores. Essa guerra teve grande importância na área da informática pois resultou numa reversão total no uso de um software para outro, além de gerar projetos como o Mozila e o Opera. Neste período a Microsoft foi processada pela Netscape alegando que a sua concorrente estaria utilizando táticas monopolistas para ganhar o mercado de navegadores já que a mesma, segundo a Netscape, se aproveitou de sua liderança no mercado de sistemas operacionais e adicionou juntamente ao Windows o Internet Explorer. Dessa forma os usuários, pela praticidade, iriam automaticamente utilizar este ao invés de fazer o download do Netscape.

A pesquisa

No segundo vídeo Heilemann apresenta a revolução da busca, as principais ferramentas de pesquisa na web, a ascensão e declínio de empresas deste segmento, as inovações tecnológicas que foram base para esta revolução e o levante econômico provocado por ela. Empresas como a Yahoo, Excite, Overture e Google fazem parte desta história. O início da publicidade na internet é discutido no segundo episódio da série: A pesquisa.

Em 1994, a Yahoo é fundada por Jerry Yang e David Filo. Na época, o site não passava de um diretório de informações compiladas manualmente na internet. O sucesso da empresa foi surpreendente, atraindo a atenção de investidores de risco e outros tipos financeiros. A discussão a respeito do papel cultural da web e para quais fins ela serviria eram calorosas. Argumentos sobre a iminente comercialização na rede eram vistos como uma heresia. O fato era que o World Wide Web era visto por muitos como um novo meio de vender publicidade.

No final de 1995, a Yahoo deu início ao processo de inserção da publicidade na web. Ainda que Yang e Filo tivessem receio de perder os usuários fiéis ao serviço, o aumento de visitas no site foi o suficiente para que mais empresas investissem dinheiro em anúncios na ferramenta. Outras empresas de busca surgiram, sendo a Excite a concorrente mais perigosa da Yahoo. Fundada por Joe Kraus, em 1995, a Excite tinha muitos pontos em comum com a empresa de Yang e Filo, mas sua tecnologia era superior, sendo uma forma rudimentar da pesquisa que conhecemos hoje.

Apesar de todo o seu monopólio, tanto a Yahoo quanto a Excite foram incapazes de solucionar o problema de seus usuários em relação a pesquisa. A solução veio no ano de 1998, com a criação da Google, por Larry Page e Sergey Brin. Sua proposta era simples embora para muitos fosse invisível, a importância de cada página de navegação era analisada através da quantidade de links que esta página recebia. Ou seja, se duas páginas tivessem o mesmo conteúdo de informação, a página que tivesse o maior número de acessos era considerada importante enquanto a outra seria descartável. Em meio a guerra travada entre as duas principais empresas de busca, a Yahoo e a Excite, a última teve a oportunidade de ouro de comprar a aspirante Google por 1 milhão de dólares. Devido a arrogância de seu diretor, George Bell, a possibilidade de compra foi totalmente anulada.

Ainda é mencionado no episódio a questão dos investidores de risco do Vale do Silício. Empresários que financiavam projetos tecnológicos audaciosos e que eram conhecidos como “anjos” na época. John Doerr foi o mais famoso e bem sucedido investidor de risco do Vale, conhecido por financiar as empresas Compaq, Netscape e a Amazon. A ambição dos jovens Page e Brin motivou o investimento de Doerr na aspirante Google.

Enquanto Page e Brin tentavam encontrar uma forma de lucrar com sua ferramenta de pesquisa, a falta de um plano empresarial sólido causava em seus investidores uma insegurança ao longo dos meses. A solução para o problema da Google foi a mais controversa de sua história. Larry e Sergey usaram uma abordagem muito comum do Vale do Silício, copiaram uma empresa aspirante Idealab, criada por Bill Gross. Garantindo a salvação da Google. Gross acreditava que as ferramentas de busca seriam os meios mais poderosos e rentáveis de pesquisas de mercado do mundo.

Em 1998, ele lança o site de baseado em palavras chaves e links patrocinados, Overture. A ideia de Gross foi a solução para o plano empresarial da Google. O encontro entre os fundadores da Google e o fundador da Idealab foi fundamental para que o império de busca da primeira tivesse início. Após a reunião, a Google inaugurou um serviço semelhante ao da Overture. Gross processou a Google pela apropriação e semelhança da nova ferramenta, o acordo entre os dois lados foi fechado fora dos tribunais, incluindo dinheiro e ações.

Bolha

Fazer compras, gastar dinheiro, quem nunca sentiu vontade de fazer isso? Hoje em dia podemos fazer isso de uma forma cômoda, pela internet. Como surgiu esse comércio eletrônico e quais empresas iniciaram essa nova era do capitalismo, é o tema do terceiro episódio (A Bolha) que mostra o surgimento da comercialização de produtos via WEB, tendo como pioneiras duas empresas sendo elas Amazon e Ebay tendo objetivos em comum porem ramos diferentes, enquanto a Amazon estava focada em vender livros via WEB a Ebay estava fazendo leilão de produtos para colecionadores via WEB. Obtendo um grande sucesso e rápido crescimento elas inspiraram novas empresas a criarem também seus WEB SITE para comercialização de seus produtos com isso aquecendo o mercado daquele ramo. Até que em 10 de março de 2000, a bolha da internet estourou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com