TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNEROS TEXTUAIS DO AGRUPAMENTO DO NARRAR E LINGUAGEM CORPORAL

Dissertações: GÊNEROS TEXTUAIS DO AGRUPAMENTO DO NARRAR E LINGUAGEM CORPORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.377 Palavras (14 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

FLAVIA DEFAVERI SILVERIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

GÊNEROS TEXTUAIS GENERO DO NARRAR E EXPRESSÃO CORPORAL

Petrópolis

2013

FLAVIA DEFAVERI SILVERIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

GÊNEROS TEXTUAIS GÊNERO DO NARRAR E EXPRESSÃO CORPORAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Petrópolis

2013

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho quero mostrar um pouco do que entendo a respeito dos gêneros textuais,pois são um dos pontos mais importantes da língua portuguesa, com eles podemos escrever reportagens ,cartas,bilhetes e ,histórias,e também conseguimos viajar numa música e outras escritas de acordo com o que foi usado no momento da leitura.Com o gênero narrar, as histórias ficam mais interessantes. Na hora de ouvir uma noticia ou mesmo um conto as emoções se tornam bastante intensas .E

importante a pessoa ter a noção do vocabulário que esta sendo usada principalmente numa sala de aula quando se está atuando como educador, neste momento se torna ainda mais importante o saber , o que se fala e se praticam no momento.

Sem ssa reflexão e

entendimento ,podemos estar ensinando,e interpretando um vocabulário incorreto em momentos que jamais poderia acontecer ,como por exemplo usar o gênero errado. Não podemos passar mais ou menos para as crianças,ou mesmo jovens e adultos,tem que mostrar á eles o que é certo na vida escolar.O professor precisa sempre estudar e refletir pois com gêneros textuais poderá mostrar ,o quanto é importante usá-los corretamente na vida em geral.

DESENVOLVIMENTO

GÊNEROS

TEXTUAIS:

Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.Por exemplo: Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, resenha, edital do concurso, piada conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.

Os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastantes estáveis histórica e socialmente situadas. Caracterizados como eventos textuais altamente maleáveis dinâmicos e plásticos.

O gênero textual do agrupamento do narrar vem com a ação Mimeses da criação da intriga no domínio do verossímil,como os Contos de Fadas, fábula, lenda,narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica, sketch ou história engraçada, biografia romanceada, romance, romance histórico, novela fantástica, conto, crônica literária, adivinha, piada,tudo isso é um agrupamento que se junta ou não ,pois depende do que se é tratado no momento e formam a característica real do gênero .

A Narração em um texto narrativo em 1ª ou 3ª pessoa que contém enredo ,conflito,cenário,tempo e espaço com predomínio de verbos de ação,portanto o diálogo direto é frequente. Relato de fatos tem a presença do narrado,personagens,enredo,cenário,tempo,apresentação de um conflito,uso de verbos de ação e geralmente são mesclados de descrições e o diálogo é direto e frequente.

A importância da linguagem corporal na escola:

O domínio competente da linguagem corporal é fundamental para os professores em qualquer nível ou modalidade de ensino. Saber utilizar gestos, expressões faciais e a postura corporal ajudam a influenciar positivamente o comportamento dos alunos. Além disso, a linguagem corporal é excelente para expressar emoções e o nosso interesse pelas atividades e pelas pessoas.A utilização das técnicas não verbais, além de necessária, é muito útil, principalmente nos primeiros contatos com uma turma nova, pois alguns alunos podem não estar naturalmente interessados nas atividades que lhes serão propostas. Para esses alunos, o interesse pessoal do professor na proposta pedagógica será a sua principal motivação, o que perceberão muito mais pela linguagem corporal do professor do que pelo que lhes for dito. Nesse contexto, você pode

manifestar esse interesse através de sinais como:

A orientação da posição do seu corpo, a forma e a atenção do seu olhar,o tempo de espera suficiente para permitir que o aluno organize a sua resposta sem interrupção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com