TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero de texto Conhecendo um pouco mais

Seminário: Gênero de texto Conhecendo um pouco mais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Seminário  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Gêneros Textuais

Conhecendo um pouco mais

Canção

Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário. São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.

Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apóiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.

No caso da canção, a combinação harmoniosa dos sons dos instrumentos é acrescida da musicalidade das palavras. É no ritmo que a canção se distingue um pouco mais do poema, pois está estreitamente vinculada ao ato de cantar. O ritmo é muito ligado à música, aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura "muda” quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula.

Há canções populares ou folclóricas (dentre elas, a cantiga de ninar ou acalanto e as cantigas de roda, e outras vertentes de canções populares originárias do samba, por exemplo); há também as canções chamadas de eruditas (essa distinção entre o popular e o erudito deve ser considerada apenas do ponto de vista do fazer poético, para que não haja desvalorização de uma em relação à outra).

Sempre que possível, devemos trabalhar as letras das canções ouvindo e/ou cantando a música com os alunos, evitando assim estudá-las de maneira incompleta. Quando trabalhamos com letras de canções em sala de aula, devemos mostrar aos alunos que a canção tem ainda a parte musical, que contribui para o(s) sentido(s) do texto.

Conto

A arte de contar histórias, de narrar é muito antiga. Desde o tempo das cavernas, os homens relatavam fatos da vida diária por meio de desenhos. Hoje, esses desenhos são fontes importantes para conhecermos a história dos povos antigos.

Antes mesmo de haver língua escrita, as experiências da comunidade ou do indivíduo passavam de geração em geração oralmente. Até hoje, nas comunidades indígenas, os velhos contam às crianças as histórias do seu povo. Eles transmitem ensinamentos e suas tradições contando histórias.

Entre os textos de base narrativa, encontram-se alguns gêneros textuais como conto, fábula, história em quadrinho e lenda, que serão estudados neste volume.

O conto é um gênero textual constituído de uma sucessão cronológica de ações de personagens. Tem por finalidade contar uma história que conduz a uma conclusão.

Como outros textos de base narrativa, o conto apresenta alguns elementos característicos: enredo (seqüência de acontecimentos colocados em ordem); personagens (representados por pessoas, animais, coisas) ; narrador (quem conta a história); espaço e tempo (a ação se passa em determinado lugar e em um período de tempo).

Geralmente, os contos infantis são marcados pela presença da magia e da aventura. Antes mesmo da atividade de leitura, o leitor já cria um pacto com este gênero textual, pressupondo que irá entrar em contato com uma história de “faz de conta”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com