TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Jornalísticos

Pesquisas Acadêmicas: Gêneros Jornalísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2014  •  4.751 Palavras (20 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 20

Gêneros Jornalísticos

ÍNDICE

1. NOTÍCIA

2. ENTREVISTA

3. REPORTAGEM

4. CRÔNICA

5. EDITORIAL

6. NOTA

7. ARTIGO

8. CARTA DO LEITOR

9. CARICATURA

10. RESENHA

1. Notícia

Definição: É o mais comum dos géneros jornalísticos. Diz respeito a um texto informativo, relativamente curto, escrito numa linguagem clara, direta e concisa. As notícias devem ser atuais, verídicas e despertar o interesse das pessoas. Normalmente, a sua redação segue uma estrutura fixa (antetítulo, título, superlead, lead e texto).

Características:

Em se tratando de suas características, torna-se relevante mencionar que a notícia, assim como os demais gêneros, possui uma finalidade proferida pelo discurso. Assim sendo, o objetivo principal que a ela se atribui é o de tão somente deixar o leitor/expectador informado acerca dos fatos que norteiam a sociedade. Outro aspecto relevante é que o emissor (no caso, quem a transmite) mesmo sendo alguém dotado de opiniões próprias, precisa manter-se imparcial o tempo todo – motivo pelo qual a objetividade representa um de seus traços peculiares, senão o principal.

Pontuados alguns aspectos dignos de nota, resta-nos conhecer a maneira pela qual a notícia se constitui, tendo em vista que também representa suas partes elementares. Dessa forma, vejamos:

Manchete ou título principal – Com vistas a despertar o interesse do receptor, apresenta-se de forma bastante evidente, geralmente grafada (o) em letras garrafais ou até mesmo numa dimensão maior que o restante do texto.

Título auxiliar – Como bem nos retrata o adjetivo “auxiliar” tem por objetivo acrescentar informações adicionais às já expressas pela manchete, tornando-a ainda mais atrativa.

Lide (termo oriundo do inglês lead) – Este corresponde ao primeiro parágrafo. Normalmente revela alguns elementos fundamentais que viabilizam o perfeito entendimento do discurso, sempre procurando responder a perguntas básicas, tais como: onde aconteceu o fato? Com quem? Como? Quando? Por quê? O que ocorreu?

Corpo ou texto da notícia – compreende o discurso propriamente dito, revelando de forma detalhada o fato exposto.

Estrutura:

A estrutura da notícia é chamada de pirâmide invertida. Esse nome se dá por causa do caráter comunicativo da notícia, que é caracterizado por trazer, logo no primeiro parágrafo, o ápice da notícia, a principal e mais relevante informação. Ou seja, uma notícia inicia-se logo com o desfecho, esse primeiro parágrafo é chamado pela linguagem jornalística de lead. Nele são expostas as informações que mais chamam a atenção do leitor para prosseguir com a leitura do texto, em busca de mais informações sobre aquele fato. Esta estratégia de construção textual é muito utilizada em jornais por causa do seu caráter informativo, e também por causa do objetivo de trazer ao leitor informações rápidas, claras e precisas. Sendo assim, o leitor tem a opção de aprofundar a leitura ou não, de acordo com os seus interesses

Exemplo: Um relatório divulgado nesta quinta-feira na reunião da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre em Bonn, na Alemanha, destaca o Brasil como o país que mais reduziu o desmatamento e as emissões de gases que causam aquecimento global.

O documento, produzido pela organização Union of Concerned Scientists (União de Cientistas Preocupados, em tradução livre), com sede nos Estados Unidos, explora como, na primeira década deste século, o Brasil conseguiu se distanciar da liderança mundial em desmatamento e do terceiro lugar em emissões de gases e se transformou em exemplo de sucesso.

"As mudanças na Amazônia brasileira na década passada e sua contribuição para retardar o aquecimento global não têm precedentes", diz o relatório, intitulado "Histórias de Sucesso no bito do Desmatamento", que analisa a trajetória de 17 países em desenvolvimento com florestas tropicais.

2. Entrevista

A entrevista só é considerada um género jornalístico autónomo quando é apresentada isoladamente ou quando é parte essencial de uma peça jornalística. Ou seja, não se consideram entrevistas as perguntas feitas pelos jornalistas para recolher informação para notícias e reportagens.

As entrevistas justificam-se apenas quando o tema abordado ou o perfil do entrevistado são do interesse dos leitores. Enquanto género jornalístico, a entrevista é redigida em formato de pergunta/resposta.

A estrutura da entrevista

Compreende 3 momentos: uma introdução, as perguntas do(s) entrevistador(es) - respostas do(s) entrevistado(s) e uma conclusão. A entrevista é, geralmente, precedida por um título e, por vezes, por um subtítulo. Uma entrevista pode considerar-se incompleta quando não apresenta uma introdução e/ou uma conclusão.

Existem várias regras a serem utilizadas para que a entrevista esteja completa, como por exemplo, formular perguntas adequadas ao tema e de acordo com os objectivos previamente definidos, fazer perguntas que tenham em consideração o contexto (espaço e tempo) e as características da pessoa entrevistada (níveis etário e sóciocultural, personalidade, etc.).

Numa entrevista é de toda a utilidade recorrer a perguntas abertas do tipo - Qual é a sua opinião sobre...? e a perguntas fechadas do tipo - Quem vai escolher para fazer o prefácio do seu próximo livro...?

Numa boa entrevista, o entrevistado, deve ser conduzido a revelar aquilo que se pretende saber. Não emitir opiniões nem fazer juízos de valor sobre as respostas do entrevistado, mais do que uma regra é uma questão de bom senso. Escusado será dizer que se deverá utilizar uma linguagem rigorosa, clara e de fácil compreensão, assim como ordenar as perguntas de uma maneira lógica.

Característica:

Nota-se ao responder as questões de como:

- Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com