TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Linguagem Corporal

Monografias: Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Linguagem Corporal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  10.589 Palavras (43 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 43

INTRODUÇÃO

FAMÍLIA E ESCOLA: BUSCANDO MELHORIAS NA EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO ALUNO NA SOCIEDADE

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de aproximar a família da escola, conscientizando-os da importância da família na educação do aluno no sentido de ensino e aprendizagem, socialização do aluno com o meio em que participa, que é o mundo escolar, inclusão social, enfim, todos os sentidos que possam levar á compreensão de que é preciso trabalhar em conjunto: família e escola para conseguir um bom resultado no sentido de educação social de um individuo.

Este trabalho tem também como objetivo, esclarecer que é preciso e fundamental a participação da família na escola, pois com a presença da mesma, facilita para ambas as partes para a formação e socialização do aluno, destacando que a família é a célula da sociedade, sendo assim, sem família não é possível ter sociedade. Aqui, também esclarecemos que é preciso quebrar o velho “tabu”, que se diz que a escola é obrigada a dar todo o tipo de educação necessária para o aluno, como alguns imaginam, mas que, na realidade, a educação começa em casa junto com a família, os conceitos de vida moral, as responsabilidades que o individuo tem enquanto cidadão, o respeito pelo direito que cada um tem, a escola já é continuação da educação de um individuo e isto é preciso que fique muito claro para todos, e, se cada um desses componentes fizerem a sua parte, será muito mais fácil formar um cidadão de bem, de respeito, sábio, capacitado para enfrentar todo o tipo de obstáculo que a vida lhe proporcionar, e, com sabedoria vencer, sem precisar passar por cima do direito de ninguém, mas utilizando de tudo de bom que aprendeu com a família, a escola e a sociedade que convive.

Programa P. D. E, órgão responsável pela execução do projeto: escola Municipal de Ensino fundamental Visconde do Rio Branco, onde o publico alvo é a comunidade escola, este programa é realizado na escola, com duração de um ano (2012 a 2013).

O projeto tem como objetivo envolver a família nas atitudes da escola, conscientizar a importância da família na escola.

A instituição responsável pela execução é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde do Rio Branco. Os profissionais envolvidos são: a coordenação pedagógica, que é responsável pela organização, os professores que são responsáveis pela explanação do tema em sala de aula com os alunos, e os palestrantes que são: pedagogos, assistentes sociais e um ex-aluno da escola.

Os recursos necessários para o andamento do projeto são: Data Show, TNT, Microfone, que são recursos adiquiridos através da Associaçao de Pais e Professores (APP) e pelo recurso do P.D.D.E. .

Os temas relacionados á diversidade e trabalho do projeto sao: socialização, interação da família-escola.

Decidiu-se trabalhar com temáticas relativas á diversidade, devido a necessidade de envolver a família nos trabalhos escolares e dar oportunidades aos alunos no conhecimento de diversos temas.

O motivo que levou á escolha desse publico alvo, foi a necessidade de aproximar as famílias das atividades e realidades escolares.

As ações desenvolvidas pelo projeto são: palestras, comemorações de datas festivas e união de pais com turmas individuais. Essas ações são realizadas através da equipe da escola, iniciando com a decisão do tema a ser desenvolvido na palestra que é realizado duas vezes por ano para pais e alunos.

Os avanços do projeto, a valorização da inclusão, respeito que o projeto trouxe para o município e a escola, foi a maior participação das famílias na vida escolar dos alunos e consequentemente melhorias no aprendizado do aluno no sentido de socialização.

Através de ações como esta deste projeto percebemos que é possível transformar a realidade escolar pois a aproximação da família com a escola pode melhorar o aprendizado do aluno no contesto de socialização. É importante lembrar que a educação do individuo não começa na escola e sim em casa com a família. Se a família for bem estruturada no sentido de educação familiar, a criança já terá uma noção de socialização, ou seja, saberá se portar e conviver com os demais alunos na escola.

A família é a célula de uma sociedade, e quando falamos em projetos sociais, não temos como deixar de envolver a família, pois sem a família não tem sociedade. Então é preciso e fundamental a participação ativa da família na escola, infelizmente a escola tem tido muitos problemas com a ausência da família em assuntos referentes a educação, pois muitos são os motivos que as vezes levam as famílias a se ausentarem da escola, entre eles podemos destacar: a falta de tempo, pois muitas vezes o pai e a mãe precisa trabalhar para manter a família e não tem tempo para ir á escola para saber como está o aluno em relação aos estudos e tudo referente á vida escolar do aluno, as dificuldades para chegar á escola , e não podemos ser hipócritas e deixar de falar que muitas vezes esta ausência é por falta de interesse de algumas famílias em relação á participação em ir á escola e se inteirar com assuntos referentes á educação de seu filhos, infelizmente, ainda muitos pais acham que a escola é obrigada a dar todo tipo de educação necessária para formar um cidadão de bem, educado e pronto para enfrentar as dificuldades encontradas no dia a dia em que vivemos, porem, a realidade é que na escola o aluno aprende sim, muitas coisas que, com certeza serve para a formação de um individuo, porem, ela não é totalmente responsável em educar em todos os sentidos o aluno e fazer dele um cidadão de bem, pois isto depende de um conjunto composto de: família, escola, sociedade que por sua vez, precisam trabalhar juntas para que, segundo o interesse do aluno que pretende se tornar um cidadão de bem, possa alcançar este alvo com o apoio de todos, e com isto todos ganham, a família, o aluno, a escola e a sociedade.

CONCLUSÃO

Concluímos que, não tem como se formar um cidadão de bem, respeitado e dado ao respeito, sábio, capacitado, enfim, com todos os atributos referentes á educação sem ter a presença da família, da escola, e por fim da sociedade em seu viver cotidiano. A escola precisa da presença da família para auxiliar e acompanhar o desempenho do aluno em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com