TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Linguagem Corporal

Trabalho Escolar: Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PÂMELA MARA DA SILVA

BRINQUEDOTECA: Um Espaço para o Brincar dentro do Ambiente Educacional

BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

2013

PÂMELA MARA DA SILVA

BRINQUEDOTECA: Um Espaço para o Brincar dentro do Ambiente Educacional

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia à Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; Seminário IV.

Orientadores: Profs. Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.

BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

2012

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, existem muitas discussões acerca da ludicidade, que elencam pontos de vista favoráveis ou contrários à pratica do brincar no ambiente escolar. No entanto, apesar de sua prática restrita nos espaços escolares, os docentes de uma forma geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como objeto fundamental na prática educacional e em uma educação de qualidade.

Assim, o espaço da Brinquedoteca surge como uma maneira de ressignificar o brincar na escola com ações concretas que não só valorizam a atividade lúdica, mas também reconhecem o aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, levando em consideração que a cultura lúdica é uma atividade humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano.

Então, diante deste propósito é fundamental que se faça uma reflexão sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador da aprendizagem, e como local voltado para as brincadeiras Ludicas, com a função não diretiva e despojada da intervenção do docente. E para alcançar o objetivo aqui proposto, o presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo verificar a visão de uma criança de 9 anos, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, quanto a importância de se ter uma Brinquedoteca dentro do ambiente escolar,considerando que sua escola não possui este espaço, e ainda, verificar nesta mesma criança qual seu conhecimento quanto à Brinquedoteca e sob seu ponto de vista como esta deveria ser, quais os brinquedos mais atrativos e que brincadeiras deveriam ser proporcionadas dentro desse espaço.

Ressaltando durante o texto, quanto a importância da Brinquedoteca no meio educacional, como espaço que estimula e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais em um estágio de vida tão importante que é a infância, considerando que é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando.

1. DESENVOLVIMENTO

Frente a uma pesquisa sobre o brincar nos dias atuais, autores como Friedmann (1998ª p. 25-35) declaram que as crianças estão brincando menos em comparação as crianças de 50 anos atrás. Este fato é facilmente comprovado, quando se constata que a grande maioria das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental das séries iniciais, não possuem o espaço da Brinquedoteca dentro do seu ambiente. Fato este que remete a diversos fatores, que alteram a sociedade, mais que isso. Altera ainda a percepção dos indivíduos sobre os valores, regras sociais e crenças.

O que se pode perceber, é que cada vez mais cedo, as crianças estão esquecendo dos velhos brinquedos, dos antigos jogos, considerando que só pensam em brincar de videogames, jogos eletrônicos, computadores. No entanto, as brincadeiras tempos atrás eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. A tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e fazendo que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão. Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens. Ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes. Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim a cada dia mais no sedentarismo.

Pensando nisto, é de suma importância resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras, que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança. Estes jogos e brincadeiras são atividades que poderão ser inseridas em uma espaço como a Brinquedoteca, por exemplo, no entanto algumas escolas ainda não se prenderam a este fato, esquecendo as vezes que além do aprendizado das disciplinas já inseridas no currículo, é de suma importância que a criança tenha um contato com o brincar.

O brincar é um ato indispensável à saúde física, emocional e intelectual e sempre estive presente em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através dele, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.

Assim, com base nesta perspectiva, será apresentado um relato feito com uma criança de nove anos sobre a Brinquedoteca em si. Alguns pontos foram ressaltados, comentados e até explicados para a criança para que ela pudesse ter uma noção básica de como é o espaço e ainda partindo de idéias das próprias crianças como poderia ser e funcionar este espaço.

1. Você sabe o que é uma brinquedoteca?

• A primeira expressão que se pode perceber foi uma expressão de espanto, algo como se quisesse questionar, o que é isso, seguida da resposta não.

Diante do exposto, pode-se concluir que não é raro até mesmo entre alunos maiores, encontrar alguém que não tenha uma definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com