TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADES SÃO NECESSÁRIAS PARA UM GERENTE SUCEDIDO

Relatório de pesquisa: HABILIDADES SÃO NECESSÁRIAS PARA UM GERENTE SUCEDIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

2. HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO

A competitividade hoje em dia está muito acirrada, são muitos atributos exigidos, muitos conhecimentos técnicos, e principalmente, muitas habilidades, e quem não possui ou busca alcançar estes acaba ficando “de lado”.

Um gestor independente da área que atua (seja ela de engenharia, tecnologia da informação, entre outras) deve ser também um gestor de recursos humanos, pois quem não sabe lidar com pessoas, não serve para liderá-las.

Um gestor de sucesso deve estar preparado para inúmeras situações e precisa ter várias habilidades como: motivar pessoas, formar novos líderes, reduzir custos, inovar serviços e/ou produtos, trabalhar sob pressão, negociar, senso de direção, gestão de pessoas, capacidade de gerar resultados efetivos, saber lhe dar com diversos tipos de pessoas, ter uma visão sistêmica da empresa, ou seja, um gestor de sucesso precisa, principalmente, das cinco habilidades descritas a seguir:

 Adaptabilidade: Um gestor de sucesso precisa se adaptar com as diversaS situações que poderá passar, pois hoje pode estar trabalhando no ramo alimentício, amanhã no ramo de televisão aberta, e por isso deve saber o que tem que ser feito independente das regras que era costumado nas empresas por onde passou.

 Resiliência:Essa é sem dúvida, umas das principais e também mais difíceis habilidades que um gestor de sucesso deve ter, que é trabalhar sob pressão e entender que aquilo faz parte fundamental de seu trabalho, e quando momentaneamente esta pressão passar, o mesmo deve entender que aquele momento não foi acúmulo de serviço ou estresse acumulado, e sim parte de seu trabalho que foi entregue, deve entender que picos de trabalho passam.

 Interatividade: Um bom líder deve saber aproveitar ao máximo o potencial do colaborador da sua equipe, ele entende que estão trabalhando juntos, em equipe. O mesmo pode ter os melhores profissionais junto dele, mas se este não souber como conduzi-las não terá como aproveitar o melhor dessas pessoas.

 Polivalência/Versatilidade: Um gestor de sucesso não se prende em determinado lugar, pelo contrário, o mesmo gosta e procura ter conhecimento de todos os setores da empresa. Aquele que já passou por vários departamentos tem uma visão global da empresa, e sem dúvidas sabe aonde quer chegar e como.

 Ponderação:O gestor de sucesso deve saber tomar decisões. Deve analisar as melhores alternativas e saber sobressair-se sobre determinadas situações. Ele sabe quando deve demitir e quando deve inovar. Ele deve olhar para as consequências, sempre analisando o impacto que as decisões de hoje irão repercutir no futuro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com