TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidade

Exames: Habilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  285 Visualizações

Habilidade (do latim habilitate) é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. Poder-se-ia assim, por exemplo, falar de "habilidade mecânica" (a capacidade de colocar uma máquina em funcionamento), "habilidade verbal" (a capacidade de fazer uma apresentação discursiva), "habilidade matemática" etc.

Definições[editar | editar código-fonte]

Segundo Voltaire ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.

Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra (ver Le Bortef e Philippe Perrenoud).1 .

Habilidade é o que nós aprendemos e conseguimos identificar (por exemplo, os alunos saberem identificar autores de textos ou artigos). Habilidade está ligada á competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos (por exemplo, os alunos criarem seus próprios textos)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com