TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historiografia E Historia-conceito

Ensaios: Historiografia E Historia-conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Historiografia

Historiografia,como o próprio termo indica, é a ciência que estuda e analisa e registra os fatos históricos ao longo do tempo. Historiografia também pode ser definida como a ciência que conta como os seres humanos fizeram história com o passar do tempo. A historiografia estuda épocas e estados variados fazendo compreender os métodos, as forma e os objetos de estudo.

É fundamental para definir historiografia a consideração da etapa de nosso passado cultural, no qual se inventa a historiografia, no que se define frente ao resto do conhecimento organizado. No princípio da historiografia, quando ainda começava-se a definir como termo, esses fatos se cumprem simultaneamente com o estabelecimento do cristianismo, no seio da cultura grega, mas se entendem também pelo helenístico e são imitados na cultura de Roma, que por sua vez veicula os benefícios da historiografia a todo o mundo mediterrâneo da época.

Historiografia, ainda como conceito, é um conjunto de métodos usados no estudo de acontecimentos históricos. A historiografia deve apresentar critérios objetivos na medida do possível para ser compreendida. O Estudo bibliográfico e crítico dos escritos sobre a própria história, suas fontes e os autores que estudaram essa matéria. A historiografia moderna concede muita importância à política como um todo.

A historiografia se consolidou como uma matéria científica já que conta com o objetivo de estudos e com métodos e recursos com os quais operar e para analisar tal objeto de estudo. Neste sentido, algumas das questões que a historiografia procurará trazer a tona elementos com a confiabilidade das fontes que foram utilizadas, o marco ideológico da corrente histórica analisadas. Além de tudo o que conhecemos como historiografia, essa ciência também procura entender o que é exatamente o que nos ensina a história da humanidade, qual é o objetivo do seu desenvolvimento, como podem conviver e coexistir a subjetividade e a objetividade na hora de realizar História, que é o que se considera um evento ou acontecimento histórico e como pode influir no meio e na compreensão de determinados fenômenos históricos.

A historiografia é responsável pelo conhecimento que hoje temos dos fatos históricos do passado antigo e recente e aporta informação para todos os que estão interessados na história do mundo e do ser humano.

Conceito de História

História é o estudo ou a ciência que estuda os fatos ou fenômenos transcendentes da vida da humanidade, em todas as conexões, tanto sincrônicas (com fatos da mesma época), como diacrônicas (com seus antecedentes e causas, e com suas consequências). A história é uma ciência que estuda a origem e o desenvolvimento das sociedades humanas e de suas culturas, no passado.
A história examina as primeiras mostras de vida de ditos grupos humanos, vê como adquirem conhecimentos, como seus integrantes entram em relação com outros seres humanos, como progridem, ou como retrocedem em algumas ocasiões.

A história permite observar, ao mesmo tempo, o que cada homem destacado, ou cada povo, deram para o enriquecimento da cultura da humanidade, e como esse enriquecimento pode beneficiar aos outros. Assim mesmo, mediante a história podemos conhecer também as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com