TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma proposta para o processo de definição do estoque de segurança de itens comprados em empresa que fabricação o produtos complexos sob encomenda

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

No artigo “Uma proposta para o processo de definição do estoque de segurança de itens comprados em empresa que fabricação o produtos complexos sob encomenda”, o autor João Henrique Lopes Guerra aborda o assunto baseado em diversas referencias bibliográficas e seus próprios conhecimentos adquiridos através da experiência na indústria, trabalhando em áreas relacionadas á compras e planejamentos de matérias.

O autor ao longo do texto faz uma análise da atual forma de Gestão de Estoque de Segurança em relação aos sistemas MRP, MRP II e o ERP. A necessidade dos sistemas integrados de gestão é imprescindível para que todas as informações de entrada sejam processadas e que as informações de saída sejam confiáveis.

Ao desenvolver o texto, é discutido sobre diversos critérios para a definição dos parâmetros do Estoque de Segurança, sejam quantitativos e qualitativos, fatores internos e externos, e que interfiram direta e indiretamente.

O texto tem uma estrutura definida par torna o entendimento da definição do ES na prática, um pouco menos complexa do que parece. É dividido em seções, são elas: a definição do estoque de segurança nas empresas, a proposta no contexto dos conceitos japoneses de redução de estoque, produtos complexos fabricados sob encomenda, proposta de um modelo para a definição do Estoque de Segurança.

No texto apresentado são citados diversos autores como: Lemos, Vanteddu, Macieira, etc, que se prestam a auxiliar o leitor a enriquecer e aprofundar o conteúdo do assunto posto.

O autor destaca que o ES é um processo em que a indústria opta por obter uma quantidade de determinado insumos além da real necessidade para atender a demanda planejada, para ser utilizada no caso de uma eventualidade não prevista.

Destaca-se também a aplicação do ES no caso de empresas que fabricam produtos complexos por encomendas, pois o a maior parte dos itens comparados representam o custo do produto final, ou seja, apesar da necessidade de todos os componentes já ser conhecidas, não pode-se concluir que o processo de abastecimento esteja livre de falhas ou atrasos, o que se faz necessário um ES bastante robusto.

O autor em sua obra propõe que este modelo de definição de parâmetro para o ES seja na realidade um planejamento colaborativo, onde vários setores da empresa devem participar da decisão, onde o misto de parâmetros qualitativos é o mais ideal. Assim, é importante englobar diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com