TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanidade: A História de todos nós

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  1.664 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ARNON TAVARES

VANUZA

WILLIAM FERREIRA

  HUMANIDADE: A HISTÓRIA DE TODOS NÓS

SÃO GONÇALO

16/03/2015

ARNON TAVARES

VANUZA

WILLIAM FERREIRA

HUMANIDADE: A HISTÓRIA DE TODOS NÓS

Resumo apresentado à professora Lauriani, referente ao documentário: Humanidade, a história de todos nós, exibido pelo Canal History. Episódio 8: Tesouro. Disciplina: Sociologia Aplicada.

SÃO GONÇALO

16/03/2015

        A História inicia-se em 1579, no Oceano Pacífico ao largo da costa da América do Sul, onde um navio levava a cabo a missão que lançaria para a nova era a pirataria. Pequeno, rápido e armado com 18 canhões, tinha ao leme um inglês: Francis Drake, filho de um fazendeiro navegador destemido e mais bem sucedido pirata da história. Ele possui também uma grande aliada, a rainha Inglesa Elisabeth I. Ela o deu permissão para saquear os navios espanhóis. O então rei espanhol colocou a sua cabeça à premio, morto ou vivo. Um dos navios espanhóis possuía uma carga muito valiosa: A Prata.

        Francis Drake foi muito cauteloso ao tentar invandir o navio espanhol. Seu ataque seria muito bem tramado e o mais perto possível, tentando derrubar o mastro principal do navio com duas balas de canhão acorrentadas. No ataque, o navio espanhol ficou incapacitado. Foi o maior roubo de carga da história que deu para pagar toda a divida nacional da Inglaterra e financiar o governo por um ano. A prata americana seria a chave para uma nova economia global que transformaria a vida nos quatro cantos do planeta.

        Contudo, descobriram junto aos Andes que havia muita prata, assim iniciando a sua exploração. A prata e o ouro começaram a fazer o papel que o trigo fazia anteriormente.

        Após anos e anos de exploração, começou a dificuldade em desprender o minério das impurezas, mas em 1553, Bartolomeu Medina trouxe um produto que acabaria com o problema: o mercúrio, que separaria o ouro e a prata das impurezas. Mas seu invento falhou, pois o minério de prata dos Andes tinha menor teor que o da Europa. Com a falha ele teve que pensar em outro modo de separá-los, assim surgindo o que faltava: o sulfato de cobre que reagiria com o mercúrio. Com isso o local tornou-se o maior complexo industrial do mundo, começando assim a fabricação da moeda de prata.

        A prata explodiu nas Américas e assim chegando na Europa formando novos centros comerciais, mas em especial a Holanda se tornou o país mais rico e importante do mundo. Houve muitas guerras e conflitos por causa do dinheiro novo.

        Surgiu então a venda e investimento em Bulbos de Tulipas, que com o passar do tempo foram desvalorizando e perdendo mercado. O marcado sobe a desce como acontece até os dias de hoje. Através dessa história podemos destacar o que está acontecendo no mercado atual: A desvalorização das estatais como a Petrobras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com