TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Sociologia

Monografias: Atividade De Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  625 Visualizações

Atividade de sociologia

A compreensão da cultura é fundamental para o entendimento das sociedades modernas. Portanto, faça um resumo do capitulo primeiras linhas de antropologia discutindo o etnocentrismo e a visão evolucionista: por que tais visões dificultam a convivência entre os diferentes?Trabalhe o conceito do relativismo cultural e a teoria interpretativa da cultura. Procure estabelecer uma ligação entre a compreensão da cultura e o direito.

No pensamento antropológico o evolucionismo passa a ser bastante criticado exatamente por se fundamentar na idéia de etapas de evolução, como também, principalmente, por pretender justificar cientificamente a superioridade racial e cultural daqueles classificados como brancos.

Para o evolucionismo a espécie humana estaria dividida em raças-categoria biológica, onde o topo dessa categoria estaria à raça branca.

Essa postura de se colocar como superior em relação aos demais não é algo só do evolucionismo, o etnocentrismo por sua vez tem algo parecido, mais onde em algumas situações pode ser de modo inverso, não se colocando em superioridade mais engrandecendo certo grupo ou fenômeno.

Etnocentrismo è uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores. Nossos modelos, nossas definições do que é a existência.

Quando grupos diferentes entram em algum tipo de contato o etnocentrismo se manifesta seja menosprezando, seja engrandecendo, uma coisa é certa, ambos são pensados segundo valores de um grupo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com