TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Da Cana De açúcar No Meio Ambiente

Artigo: Impacto Da Cana De açúcar No Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos da produção de cana no meio ambiente

Vinhaça

É um produto resultante da destilação e fermentação da cana de açúcar no processo de fabricação de álcool, origina-se também como subproduto da produção de açúcar sendo eliminada no processo de cristalização do caldo da cana.

No geral a vinhaça é rica em matéria orgânica e apresenta: temperatura elevada, pH ácido, corrosividade, alto teor de potássio, quantidades significativas de nitrogênio, fósforo, sulfatos e cloretos. O seu despejo nos rios e lagos provoca eutrofização e morte dos peixes.

Reconhece-se que seu uso repõe ao solo os nutrientes que as plantas dele retiram, aumenta a produtividade agrícola, eleva o pH do solo, aumenta a disponibilidade de alguns nutrientes e imobilização de outros, aumenta a população microbiana e o poder de retenção de água e melhora a estrutura física do solo.

No Estado de São Paulo, é prática corrente incorporar a vinhaça em solo agrícola por meio da técnica que se convencionou chamar de fertirrigação, devendo ser atendida a norma CETESB - P4. 231, que tem como objetivo estabelecer os critérios e procedimentos para o armazenamento, transporte e aplicação da vinhaça, gerada pela atividade sucroalcooleira no processamento de cana-de-açúcar.

O uso da vinhaça crua ou, preferencialmente, após tratamento em biodigestores reduz fortemente a necessidade de fertilizantes químicos para a produção agrícola da cana de açúcar, conforme demonstrado por uma importante parcela das usinas e destilarias instaladas. Entretanto, em algumas plantas de etanol a vinhaça é dispersa desigualmente nos campos produtivos, os mais próximos recebendo quantidades excessivas do subproduto e os mais distantes não recebendo praticamente nada. Esta prática, motivada principalmente pelo custo de distribuição da vinhaça nos campos produtivos, pode levar à contaminação de águas subterrâneas no entorno das plantas e deve ser evitada.

Torta

A torta de filtro é um resíduo composto da mistura de bagaço moído e lodo da decantação, sendo proveniente do processo de clarificação do açúcar. Para cada tonelada de cana moída são produzidos aproximadamente de 25 kg de torta.

Na medida em que a torta é um lodo decantado, encontra-se nela uma concentração de diversos metais: alumínio, manganês, zinco e ferro. É também um composto orgânico (85% da sua composição) rico em cálcio, nitrogênio e potássio com composições variáveis dependendo da variedade da cana e da sua maturação. Em função de sua característica orgânica, o resíduo apresenta elevada Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), o que causa poluição se carreado em direção aos corpos d’água.

Segundo a CETESB (2005) os principais resíduos produzidos pelas destilarias de álcool são:

- o bagaço proveniente da moagem da cana para extração do caldo, composto basicamente de celulose, com teor de umidade entre 40 a 60%,

- a torta de filtração do lodo gerado na clarificação, com resíduos solúveis e insolúveis da calagem, rica em fosfatos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com