TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisponibilidade de serviços

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ETEP - FACULDADE DE TECNOLOGIA
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

INDISPONIBILIDADE DE SERVIÇOS

ETEP Faculdades

São José dos Campos

2017

RESUMO

Com a crescente demanda da prestação de serviços para a realização de tarefas do dia-a-dia, também se tornou frequente vê-los indisponíveis por determinado período de tempo ou impossibilitados de entrar em exercício em determinados locais ou regiões. Com isso, em prol de visões mais amplas sobre o tema, foi realizado esse estudo, objetivando abordar as principais causas desses ocorridos e possíveis soluções para o problema. Pesquisas foram feitas nas mais diversas fontes como forma de obter embasamento para o desenvolvimento do raciocínio neste trabalho apresentado, desde de artigos e notícias até mesmo a pesquisas e conversas com pessoas que atuam ou já atuaram em ramos tecnológicos. No entanto, antes disso, foi desenvolvido pelo grupo um mapa mental, peça extremamente importante para a confecção do trabalho, já que por meio deste, guiamos e direcionamos nossa linha de pensamento. Por fim, após a elaboração e finalização do trabalho, ficou evidente que esse tema tem muitas vertentes que podem ser discutidas, mas as poucas que foram abordadas nessa pesquisa são essenciais para que se possa ter uma boa noção dos principais motivos que causam essas indisponibilidades, bem como formas de evita-los.

Palavras Chave: Indisponibilidade. Serviços. Causas. Soluções. Visões.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

1.1. Objetivo4

1.2. Justificativa4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA5

2.1. Causas5

2.1.1. Restrições5

2.1.2. Tributações5

2.1.3. Falta de recursos5

2.1.4. Falta de especialização5

2.1.5. Manutenção tecnológica5

2.2. Soluções5

2.2.1. Incentivos/Parceria6

2.2.2. Relações Internacionais6

2.2.3. Capacitação6

2.2.4. Licenciamento6

2.2.5. BackUp7

3. METODOLOGIA8

4. RESULTADO9

5. CONCLUSÃO10

6. REFERÊNCIA11


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentado como exigência para a disciplina de Desafios Industriais na Instituição de Ensino ETEP Faculdades refere-se ao tema Indisponibilidade de serviços, mais especificamente as causas que podem levar determinados serviços a ficarem indisponíveis temporária ou permanentemente.

O trabalho está dividido em 5 partes, sendo cada uma delas responsável por guiar a linha de raciocínio de quem venha a fazer uso do material aqui escrito como forma de obtenção de informações.

As partes em que o trabalho está dividido são: Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Conclusão. A Introdução dará início ao estudo do tema, apresentando um resumo geral da estrutura do trabalho após as pesquisas realizadas. A Fundamentação Teórica são basicamente os tópicos abordados na pesquisa, o conteúdo do tema propriamente dito. A Metodologia é a forma como as informações foram obtidas, a dificuldade em encontrá-las nas mais diversas fontes, e o modo como esses desafios foram contornados. O Resultado é o que foi obtido após todo o processo de pesquisas e organizações das informações. Já a Conclusão é tudo o que se pode afirmar a respeito do tema abordado, ideia geral do trabalho, tanto em seu conteúdo como em sua realização.

  1. OBJETIVO

Essa pesquisa visa abordar as principais causas da Indisponibilidade de certos serviços, sendo eles temporários ou permanentes, e realizar um estudo sobre possíveis ações para a solução ou neutralização de parte desses problemas.

  1. JUSTIFICATIVA

Sabendo que muitas das vezes que serviços ficam indisponíveis ocorrem prejuízos, transtornos ou até mesmo desconfortos, tanto para a população em geral quanto para as empresas ou órgãos públicos, nossa ideia é de oferecer maior compreensão das situações para possíveis ações de neutralização ou solução do problema.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Indisponibilidade de serviço é a falta de um serviço no mercado, ele pode ser temporário ou permanente. Essa indisponibilidade pode ser causada por diversos fatores.

  1. Causas
  1. Restrições

Restrições é quando ocorre a proibição de algum serviço por pessoas com forte influência ou por decisão comum dentro de um grupo empresarial. Um bom exemplo disso é a recente notícia relacionada a Netflix em que seu serviço de streaming ficaria indisponível para smartphones com root ou que fossem desbloqueados.

De acordo com o site exame.com (2017)

Em um comentário enviado ao site Android Police, a Netflix explica as mudanças. A partir de agora, a empresa passa a aceitar a certificação feita pelo sistema Widevine DRM, do Google. Smartphones classificados como não-seguros, não poderão baixar o app–provavelmente uma maneira de garantir que arquivos de filmes e séries não sejam “roubados” e compartilhados em outras redes.

  1. Tributações

Tributações são taxas ou impostos cobrados pelo governo, ela é uma das principais causas, que um serviço pode ficar indisponível em determinada região, pois as taxas cobradas são altas;

  1. Falta de recursos

Falta de recursos pode ser tanto de mão de obra qualificada, tecnologia necessária ou matéria prima, ela é uma das causas de indisponibilidade de serviço por sem recursos não há como manter um serviço;

  1. Falta de especialização

A falta de especialização é a não capacitação profissional necessária dos empregados e ela gera indisponibilidade serviço pois sem mão de obra não é possível mantê-lo;

  1. Manutenção tecnológica

Manutenção tecnológica é quando ocorre a indisponibilidade temporária pela manutenção da tecnologia usada.

O sistema de serviços do Banco do Brasil, por exemplo, ficou indisponível em todo o País na manhã de quinta-feira do dia 18 de maio e afetou o atendimento a clientes em agências e também para quem usa os aplicativos de celular ou computador (ACRITICA.COM, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com