TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação Cientifica - Primeiros Passos

Dissertações: Iniciação Cientifica - Primeiros Passos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 7

1 – Defina os tipos de pesquisa, segundo Araújo e Malheiros (2000), diferenciando-as.

Existem quatro tipos de pesquisa: Bibliográfica, experimental, descritiva e exploratória.

Pesquisa bibliográfica: É um levantamento do conhecimento disponível na área, aonde identificamos as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o problema objeto da investigação. É uma pesquisa fundamental a todos os demais tipos de investigação, já que não se pode proceder o estudo, sem, ao menos, identificar o que já foi produzido sobre o assunto e, assim, evitando tomar como inédito o conhecimento já existente e elaborar pesquisas desguarnecidas de fundamentação teórica. Por ser etapa obrigatória a todos os demais tipos de pesquisa, não há unanimidade entre os autores sobre a caracterização de estudos eminentemente bibliográficos como pesquisas cientificas, embora esse tipo esteja presente na maioria das classificações.

Pesquisa experimental: É aonde buscamos a relação causal, em que investigador manipula as variáveis independentes para dimensionar as variáveis dependentes. Com base nas teorias já existentes, ele determina quais são as variáveis importantes ao estudo. Por exemplo: Em um estudo sobre patologias cardíacas, indica-se como variáveis importantes: O consumo de fumo, de álcool, a ingestão de gorduras e a pratica de exercícios físicos. O investigador pode aumentar ou diminuir a qualidade ou quantidade dessas variáveis, criando práticas diferenciadas para portadores dessas patologias e testando quais são as que oferecem os melhores resultados. Para garantir que a causa seja exatamente a determinada pelo pesquisador, existe necessidade de neutralizar algumas variáveis, mantendo-as constantes (variáveis de controle), pois se tomados pacientes com características muito diversas quanto a peso, idade, dieta, essas variáveis poderão influir no resultado, daí a prática de trabalhar com grupos homogêneos (exemplo: Obesos, idade avançada, sedentários).

Essa pesquisa é usada, preferencialmente, nas Ciências Biológicas, Agrárias e na área da Saúde. Sua aplicação não é bem vista nas Ciências Humanas e nas Ciências Sociais por várias correntes, em razão das características de seu objeto de estudo. É realizado geralmente em laboratórios, por requerer o controle de aspectos do problema, e exigir experimento, mas também pode ser desenvolvido em campo.

Pesquisa descritiva: É a pesquisa que opõe-se a pesquisa experimental, pois nela não existe manipulação de variáveis, nem busca da relação causal, mas procura-se, a partir de dados presentes na realidade, tal como se apresentam a verificação da relação existente entre variáveis importantes de um dado objeto de investigação, para melhor explicá-lo. O mesmo assunto de patologias cardíacas pode ser investigado em um estudo descritivo. Pode-se, por exemplo, levantar os níveis de consumo de álcool, ingestão de gorduras, presença, ou não, de exercícios físicos, por parte de pessoas infartadas, na faixa dos 30 a 45 anos, analisando-se a relação entre esses aspectos. Nesse estudo não são mudadas informações ou práticas existentes na realidade, os dados são coletados sem alterações para que sejam organizados e analisados, obtendo-se a confirmação, ou não, das hipóteses levantadas. É a pesquisa mais utilizada nas Ciências Sociais.

Pesquisa exploratória: É a pesquisa realizada quando não existe um sistema de teorias e conhecimentos já desenvolvidos. Não trabalhamos com a relação ou manipulação de variáveis, mas com o levantamento da presença das variáveis e da sua caracterização quantitativa ou qualitativa. Seu principal objetivo é descrever a natureza das variáveis que se quer conhecer.

2 – Muitas são as caracterizações de passos e etapas para o desenvolvimento da pesquisa científica, mas em geral indicam-se no mínimo quatro fases: a preparação para a pesquisa, a elaboração de um plano ou projeto de pesquisa, a execução do que foi planejado e o registro do ocorrido através de um relatório. Descreva os procedimentos esperados em cada uma destas fases.

Preparação: É preciso um tempo e cuidados especiais por parte do investigador, pois implica em várias definições que norteiam todas as demais etapas. Na preparação é feita a escolha do tema, a indicação de suas delimitações, no que toca ao espaço em que será desenvolvida a pesquisa. É importante frisar que devem ser definidos a partir de uma revisão de literatura na qual são localizados os estudos já realizados sobre o assunto, permitindo que o pesquisador possa perceber as lacunas, aspectos que podem ser melhorados, reestruturados, para propor novas questões e problemas.

A escolha do tema é restringida pelas condições materiais e humanas, a partir das quais será realizada a pesquisa. Koche indica três fatores: O tema deve partir do interesse do investigador, ser compatível com sua qualificação e nível de conhecimentos, e o investigador deve observar a existência de fontes de consulta acessíveis ao pesquisador. O problema da preparação é o eixo diretor da pesquisa, é o elemento essencial, pois não há pesquisa de investigação sem a definição de uma dúvida. Dada a importância do problema sua definição não se entrega de imediato, mas requer vários recortes que o pesquisador fará no decorrer dessa primeira etapa para calibrar, aprimorar a questão.

A revisão da literatura consiste na busca de fontes primárias ou secundárias que registram o estado da arte de determinado assunto, e apontam as informações e os conceitos relevantes sobre as variáveis do problema investigado. Implicando na realização do levantamento de fontes em instintos de pesquisa, bibliotecas, arquivos públicos, consultas via internet, em sua seleção a partir de critérios postos pelo pesquisador: atualização, profundidade das noções, coerência com seus pressupostos teórico-metodologicos, rigor cientifico. Na documentação das fontes selecionadas, através de resumos, resenhas ou fechamentos, registrando-se as ideias importantes das várias obras e os comentários pessoais sobre o texto lido. Feita a crítica da documentação, inicia-se a ordenação das ideias obtidas, tendo como referências o problema, os objetivos, as teorias consideradas mais relevantes pelo autor e a depender do tipo de pesquisa. Caso a pesquisa seja descritiva ou experimental, e a depender da percepção de ciência que o investigador possui, é necessário ainda, explicitar as hipóteses e definir suas variáveis, podendo então indicar o significado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com