TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração social

Projeto de pesquisa: Integração social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5

REFERÊNCIAS............................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

A inclusão social já é uma realidade na educação atual, a partir do momento em que crianças e adolescentes considerados portadores de necessidades especiais estão sendo encaminhados às escolas regulares. Ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) ainda é um desafio nos últimos dez anos, período em que a inclusão se tornou realidade, o que se viu foi à escola atendendo esse novo aluno ao mesmo tempo em que aprendia a fazer isso.

Como exemplo dessa nova realidade, é descrito abaixo a experiência de uma professora da cidade de Porto Alegre-RS.

Foi com muita expectativa que a professora Valéria Cé Guerisoli, esperou a chegada de um aluno com deficiência auditiva, sabendo de sua deficiência buscou um curso de libras para ajuda-lo. O ano letivo iniciou se e ela percebeu que havia um desejo da turma em geral em comunicar-se e fazer-se entender, bem como a diversão que esta nova linguagem proporcionava ao grupo.

A professora criou mecanismos para incluir o estudante com deficiência, e ao mesmo tempo, fazendo uso deste recurso para avançar nos processos de construção da escrita e números dos alunos ouvintes. O trabalho foi pautado na rede de significados que damos a oralidade como forma de comunicação, porém inserindo outra forma de expressão, não só ecoando sons e pronúncias, mas significando com sentimentos e movimentos o cotidiano da sala de aula, foi desenvolvido através de jogos e brincadeiras, com muitas histórias que criassem conceitos como amizade, cooperação e respeito. Conteúdos como alfabeto, números, palavras, cores, nomes de materiais escolares e família. Também foram trabalhadas palavras necessárias ao cotidiano escolar, como, por favor, com licença e desculpe. Todos esses conteúdos foram desenvolvidos com uso de Libras. Estes mecanismos deixam claro que houve aquisição de um conhecimento que vai além da alfabetização, que esta turma está rompendo barreiras e criando possibilidades para melhores aprendizagens.

2 DESENVOLVIMENTO

A Educação Inclusiva atenta quanto à diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades especiais de alunos portadores de algum tipo de deficiência, seja ela mental, visual, auditiva ou motora, inserindo-os em salas de aulas comuns, num sistema de ensino denominado regular, com o intuito de promover a aprendizagem na formação humana e social dos professores e nas relações entre a família e a escola.

O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas portadoras de necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que insistia em não se desenvolver. Na última década a escola especial que abrigava esses alunos está sendo substituídas pela escola regular, que acolhe a todos, estas escolas necessitam de meios e recursos adequados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com