TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpletação De Texto

Trabalho Escolar: Interpletação De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2013  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 5

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

 

Para ler e entender um texto é preciso atingir dois níveis de leitura:

 

Informativa e de reconhecimento;

 

Interpretativa.

 

A primeira deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-se informações e se preparando para a leitura interpretativa. Durante a interpretação grife palavras-chave, passagens importantes; tente ligar uma palavra à idéia-central de cada parágrafo.

 

A última fase de interpretação concentra-se nas perguntas e opções de respostas. Marque palavras com NÃO, EXCETO, RESPECTIVAMENTE, etc, pois fazem diferença na escolha adequada.

 

Retorne ao texto mesmo que pareça ser perda de tempo. Leia a frase anterior e posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor.

 

ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E IDÉIA CENTRAL

 

Um texto para ser compreendido deve apresentar idéias seletas e organizadas, através dos parágrafos que é composto pela idéia central, argumentação e/ou desenvolvimento e a conclusão do texto.

 

Podemos desenvolver um parágrafo de várias formas:

 

Declaração inicial;

 

Definição;

 

Divisão;

 

Alusão histórica.

 

Serve para dividir o texto em pontos menores, tendo em vista os diversos enfoques. Convencionalmente, o parágrafo é indicado através da mudança de linha e um espaçamento da margem esquerda.

 

Uma das partes bem distintas do parágrafo é o tópico frasal, ou seja, a idéia central extraída de maneira clara e resumida.

 

Atentando-se para a idéia principal de cada parágrafo, asseguramos um caminho que nos levará à compreensão do texto.

 

OS TIPOS DE TEXTO

 

Basicamente existem três tipos de texto:

 

Texto narrativo;

 

Texto descritivo;

 

Texto dissertativo.

 

Cada um desses textos possui características próprias de construção.

 

DESCRIÇÃO

 

Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

 

O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingüísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.

 

Há duas descrições:

 

Descrição denotativa

 

Descrição conotativa.

 

DESCRIÇÃO DENOTATIVA

 

Quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, direta sem metáforas ou outras figuras literárias, chamamos de descrição denotativa. Na descrição denotativa as palavras são utilizadas no seu sentido real, único de acordo com a definição do dicionário.

 

Exemplo:

 

Saímos do campus universitário às 14 horas com destino ao agreste pernambucano. À esquerda fica a reitoria e alguns pontos comerciais. À direita o término da construção de um novo centro tecnológico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos várias formas de relevo e vegetação.

 

No início da viagem observamos uma típica agricultura de subsistência bem à margem da BR-232. Isso provavelmente facilitará o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuição de alimentos a CEAGEPE.

 

DESCRIÇÃO CONOTATIVA

 

Em tal descrição as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência.

 

Exemplo:

 

João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.

 

Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansável, no céu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pássaros felizes cantarolavam pelo ar.

 

NARRAÇÃO

 

Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.

 

A narração  difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.

 

O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas:

 

Quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com