TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação De Texto

Monografias: Interpretação De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  6.438 Palavras (26 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

Este trabalho acadêmico tem por objetivo analisar as praticas das disciplinas abordadas neste bimestre. Contar com um bom planejamento de suprimento de mão de obra onde a provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, ter um processo de recrutamento de pessoas bem definido e uma gestão por competência estratégica, e manter a motivação e comprometimento de seus colaboradores são ações fundamentais para a manutenção de uma empresa no mercado, cada vez mais competitivo. Destacam-se as questões ligadas a provisão de recursos humanos, tipos de recrutamento, atuação de gestão de pessoas e a motivação. E, ainda, as práticas que levam em consideração um conjunto de fatores. Denominados fatores diversos, contemplam: os desafios, a realização e satisfação; a valorização e reconhecimento; a participação e a integração. Palavras chave: Suprimento de Mão de Obra. Gestão por Competência. Motivação.

ABSTRACT This academic work aims to analyse the practices of the subjects covered in this bimonthly. Count on a good

planning of manpower supply where the provision of human resources HR involves planning, have a process of recruiting people well defined and a strategic competency management, and keep the motivation and commitment of its employees are actions essential to the maintenance of a company in the market, increasingly competitive. The issues LocaWeb human resources, types of recruitment, personnel management performance and motivation. And practices that take into account a number of factors. Various factors, contemplate Denominated: challenges, fulfillment and satisfaction; the appreciation and recognition; participation and integration. Keywords: Labour Supply. Management competency. Motivation.

4

SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................ 5 2. A Empresa........................................................................................ 6 3. Suprimento de Mão de Obra........................................................... 8 3.1 A Importância do Suprimento de Mão de Obra........................... 8 3.2 Recrutamento e Seleção............................................................. 9 3.3 Tipos de Recrutamento................................................................. 9 3.4 Suprimento de Mão de Obra na Empresa.................................. 10 4. Desenvolvimento de Recursos Humanos.................................... 11 4.1 Organograma.................................................................................12 4.2 Atuação do Recursos Humanos................................................. 13 4.3 Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas.....................14 4.4 Gestão por Competência..............................................................16 5. Dinâmica de Relação Interpessoal................................................ 17 5.1 Conceito de Motivação..................................................................17 5.2 Principais Teorias Motivacionais................................................. 18 5.3 A Prática adotada pela organização para alavancar o processo Motivacional dos colaboradores........................................................ 22 6. Conclusão......................................................................................... 26 7. Bibliografia........................................................................................ 27

5

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico foi produzido a partir de uma pesquisa em uma empresa no ramo de construção civil e terceirização de mão de obra, com o conteúdo das disciplinas abordadas neste bimestre. Apresentando a importância de um bom planejamento de suprimento de mão de obra, estratégica gestão de pessoas no seu desenvolvimento de recursos humanos e a motivação organizacional em dinâmicas de relações interpessoal, aplicando assim uma análise e comparações com o mercado globalizado do conhecimento adquirido nas disciplinas em questão. Na atual conjuntura, o diferencial de uma organização está em seu capital humano: as pessoas. Elas despontam como elementos alavancadores nos resultados organizacionais. Assim, para fazer a diferença, é necessária a capacitação contínua dos funcionários, bem como o aprimoramento das suas competências nas suas respectivas funções. Nesse sentido, é necessário revisar as políticas de recursos humanos aperfeiçoando as no seu sistema de gestão, onde o Programa de Treinamento tem a finalidade de fornecer soluções através da estruturação e racionalização dos seus processos, aplicação de programas e ferramentas focados nas necessidades da Instituição e definição de critérios para investimentos (Financeiros e Pessoais) para mensuração dos resultados.

6

2. A EMPRESA

• Denominação: Atmosphera Construções e Empreendimentos Ltda. • Forma de Constituição: A Atmosphera é formada por uma sociedade limitada. A sociedade da empresa é formada por dois sócios. A sociedade é administrada pelos dois, sendo um deles responsável pela administração financeira da empresa. Este sócio tem uma maior participação na empresa de 99%. O segundo sócio é responsável pela parte técnica da empresa, sobre a atividade da Engenharia Civil, o mesmo qualificado e legalmente habilitado e devidamente registrado no CREA – SP, tendo assim uma menor participação da empresa apenas 1% da sociedade. • Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização: A Atmosphera Construções foi fundada em 1987 em Ribeirão Preto, a primeira obra significativa foi em projeto para instalações comerciais em shoppings, no final da década de 90. Na mesma década começou obras publicas hospitalares, residências, estabelecimentos, e edifícios comerciais. Em 2008 a empresa iniciou sua participação em obras publicas para terceirização de serviços e mão-de-obra. • Ramo de Atuação: Serviço de engenharia, incorporação de empreendimento imobiliário, compra e venda de imóveis próprios, atividade de limpeza, locação de mão-de-obra temporária. • Informação Sobre o Porte da Empresa: A empresa foi fundada na década de 80, porem grandes projetos foram realizados na década de 90. Obra Publica: - Praia Airton Senna – Miguelopolis /S.P - Praça Matheus – Ribeirão Preto/S.P - Creche Heitor Rigon – Ribeirão Preto/S.P - Quadra de Esportes - Jardinopolis/S.P - Quadra EMEF Alceu Barbosa da Silva – Miguelopolis/S.P - Praça Núcleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com