TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

João E O Pé De Feijão

Artigo: João E O Pé De Feijão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

Roteiro do Trabalho

1- Titulo da obra: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Joaquim Maria Machado de Assis

Dados biográficos do autor: Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, e faleceu no dia 29 de setembro de 1908, em sua cidade natal. Mulato e pobre, foi vítima de preconceito, perdeu a mãe ainda na infância e foi criado pela madrasta. Superando todas as dificuldades da época tornou-se um grande escritor e um dos principais nomes da literatura brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Entre suas principais obras estão: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Dom Casmurro”.

Resumo: Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. Dessa perspectiva, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele. De sua infância, registra apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o comportamento de menino endiabrado, que o fazia maltratar o escravo Prudêncio e atrapalhar os amores adúlteros de uma amiga da família, D. Eusébia. Da juventude, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela.

Depois de retornar de uma temporada de estudos na Europa, vive uma existência de moço rico, despreocupado e fútil. Conhece a filha de D. Eusébia, Eugênia, e a despreza por ser manca. Envolve-se com Virgília, uma namorada da juventude, agora casada com o político Lobo Neves. O adultério dura muitos anos e se desfaz de maneira fria. Brás ainda se aproxima de Nhã Loló, parenta de seu cunhado Cotrim, mas a morte da moça interrompe o projeto de casamento.

Desse ponto até o fim da vida, Brás se dedica à carreira política, que exerce sem talento, e a ações beneficentes, que pratica sem nenhuma paixão. O balanço final, tão melancólico quanto a própria existência, arremata a narrativa de forma pessimista: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.

2- Personagens principais e suas características:

Brás Cubas: é o filho abastado da família Cubas e o narrador do livro. Conta suas memórias, escritas após a morte. Por isso, é o responsável pela caracterização de todos os demais personagens. Peralta quando criança, mimado pelo pai, irresponsável quando adolescente, tornou-se um homem egoísta.

Marcela: primeiro amor de Brás Cubas é uma prostituta de elite. Mulher sensual, mentirosa e ambiciosa, ganha muitas jóias do então adolescente Brás Cubas. Contrai varíola e fica feia.

Virgília: filha de político é o segundo amor de Brás Cubas. Mulher bonita, ambiciosa que parece gostar sinceramente de Brás Cubas, mas não se revela disposta a romper com sua posição social ou dispensar o conforto e o reconhecimento da sociedade.

Eugênia: é filha de Eusébia e Vilaça, casal que Brás Cubas flagrou, quando criança, namorando atrás de uma moita. Por isso, é chamada de a “flor da moita” pelo protagonista. É uma moça séria, tranquila, dotada de olhos negros e olhar franco.

Nhã Loló: última possibilidade de casamento para Brás Cubas, moça simples, que morre de febre amarela aos 19 anos.

Lobo Neves: casa-se com Virgília e tem uma carreira política sólida. No entanto, sofre o adultério da esposa com Brás Cubas. É um homem frio, calculista, ambicioso e muito supersticioso.

Quincas Borba: amigo de infância de Brás Cubas, desde criança tinha um temperamento ativo e exaltado. Quando adulto passa pelo estado de mendigo, evoluindo depois para filósofo. Desenvolve um sistema filosófico, denominado Humanitismo, que pretende superar e suprimir todos os demais sistemas até se tornar uma religião.

Dona Plácida: empregada de Virgília é confidente e protetora de sua relação extraconjugal.

Nhonhô: filho de Virgília

Sabina: é irmã de Brás Cubas e valoriza mais a posição social do que a amizade e os laços de parentesco.

Cotrin: marido de Sabina é interesseiro e um cruel traficante de escravos.

Qual a personagem lhe chamou atenção: Toda equipe entrou em um acordo, e o personagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com