TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia 4º Semestre

Disciplina: Letramento e Alfabetização

Sumário

Etapa 3

Passo 1

Etapa 4

Passo 3.........................................................................................................................................

Bibliografia

Etapa 3

Passo 1

A importância da leitura no processo de produção de textos.

Frequentemente ouvimos falar e também falamos sobre a importância da leitura na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitores. Mas na discussão sobre a importância da leitura no processo de produção de textos destacam-se a questões: O que ler? Como ler? Para que ler?

Por muito tempo, acreditava-se que o contato com os livros deveria acontecer quando a criança já tivesse o domínio da leitura. Hoje se entende que o contato com textos leva o aluno a desenvolver comportamentos leitores e ajudam na sua comunicação e produção de textos.

A leitura para escrever é um momento especial que coloca os estudantes numa posição de leitor diferente da que usualmente ocupam.

A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização.

No contexto de uma alfabetização em que se privilegia não apenas os aspectos de decodificação do sistema alfabético de escrita, mas também os usos de textos em seus gêneros como, parlendas, rimas, provérbios e etc.

Esses gêneros lidos com freqüência, provoca a memorização, propiciando o estabelecimento e a descoberta de relações importantes existentes entre a fala e a escrita, tendo como conseqüência a alfabetização.

Com base nesse conhecimento, vêm sendo valorizados procedimentos de se colocar alunos que não sabem ler diante de textos que sabem de cor, visando aproveitar os efeitos da memorização para uma decodificação, ao usar um texto que já conhece de memória, a criança vai ajustando o que já sabe ao que está escrito, relações envolvidas entre o oral e o escrito, ou seja, o que “falo” deve estar “escrito”, na ordem falada, isso ocorre num contexto em que a criança reconhece as silabas e palavras através da memorização, facilitando assim a alfabetização.

Etapa 4

Passo 3

Atividades

1º Ano

Gênero: Música

• Atividade de escrita.

• Como vamos aplicar a atividade:

Vamos convidar os alunos para fazer uma roda e colocar a música Aquarela para os alunos ouvirem, depois vamos distribuir uma atividade com desenhos dos objetos citados na música. As crianças deverão pintar os objetos e completar o nome de cada objeto que está em pontilhado.

2º Ano

• Gênero: Jogo Dominó de Letras

O jogo Dominó de Letras foi criado com EVA Colorido e Cola quente, com o objetivo de ampliar o repertório do aluno e trabalhar a leitura e a escrita de forma contextualizada, estimular o aluno a construir palavras de forma lúdica e prazerosa seguindo as regras do jogo Dominó.

• Atividade de leitura.

• Como vamos aplicar a atividade:

A sala será dividida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com