TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Artigos Científicos: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  4.351 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ÉRICA FERRACINI DA SILVA RA:1299926782

ROSANGELA NOBRE FRANCO OTTAVIANI RA:6314196137

ROSEMEIRE GIMENEZ JORGE RA:5729172713

VIVIANE PIMENTEL BELLEZINI PEREIRA RA:4944930955

VLAUDICLEIA MARQUES CAMACHO RA:1299927513

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda Borges

RIO CLARO

2013

Introdução

O trabalho desenvolvido tem como objetivo utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, relacionando as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Relembrando o processo de alfabetização

Relembrando como foi o processo de alfabetização da equipe, todos foram alfabetizados na 1° série com cartilha, ninguém foi alfabetizado antes de entrar na escola. A nossa alfabetização ocorreu assim que entramos no primeiro ano de escola. Não houve nenhum contato com adulto ou criança mais velha, para o nosso processo de alfabetização, apenas com a professora. Todos tiveram uma ótima recordação sobre o processo, e isso tornou o nosso desenvolvimento como alfabetizados um grande sucesso.

Compartilhando as ideias marcantes, sentimentos e emoções no processo de alfabetização. Era usada na época uma cartilha que carregávamos com muito carinho devido a várias histórias que nos encantava, ela se chamava Caminho Suave da autora Branca Alves de Lima. Nessa cartilha continha histórias que ficarão marcadas para sempre, e lembramos de duas que se destaram, a letra B da barriga, com a ilustração de uma menininha com uma barriga formada pela letra B e na sequência a frase: “Eu vejo a barriga do bebê”, e também a letra V com a imagem de uma vaca onde os chifres dela era formado pela letra V e na sequência a seguinte frase: “A vaca é a Violeta” Adorávamos fazer as atividades da cartilha e sentíamos prazer em fazer as lições de casa. Quanto mais letras do alfabeto aprendíamos, mais ficávamos felizes e interessados em aprender cada vez mais, pois as letras e as imagens nos chamava a atenção.

Hoje, conhecendo diversos métodos de alfabetização, chegamos a conclusão que a maneira como fomos alfabetizados, foi sem dúvida uma das melhores até os dias de hoje, pois o que aprendemos, aprendemos realmente e guardamos até hoje em nossa mente.

Nunca vamos nos esquecer de como foi bom ser alfabetizados de forma paciente e dinâmica

2ª Relatório: O significado de estar alfabetizado

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos em diferentes situações, significa ler e produzir textos para atender a diferentes objetivos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia.

A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai além da aquisição do código. Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita, sendo capaz de ler e compreender todos os tipos de textos, possuir um repertório de competências e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.

Aprender a escrever não significa desenvolver a inteligência, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não saberem ler e escrever, estão inseridos em um mundo letrado que oferece inúmeras possibilidades.

Por muitos anos, acreditou-se que, primeiro, os alunos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, usar a famosa cartilha, saber pontuação e regras gramaticais e só depois desse processo de aprendizagem que conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos. Hoje o processo de ensino-aprendizagem das crianças se modificou, os alunos aprendem desde quando entram na escola a trabalhar com diversos tipos de textos. No campo da alfabetização de adultos, o processo muitos vezes ainda é ultrapassado, ainda ensina-se primeiro as letras, depois as sílabas, as palavras, frases e só depois textos. Esta diferença talvez aconteça pois talvez acredita-se que o adulto tenha mais dificuldade em aprender, o que muitas vezes não é verdade.

O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva, ou seja, ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos, para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

Definição dos termos na visão do autor Faraco

Alfabetização e letramento são dois processos que se inter-relacionam, completando-se, sendo que a alfabetização inicia-se antes da entrada da criança na escola, e se formaliza no Ensino Fundamental com a aquisição do código escrito, visto que a cultura escrita

perpassa a sociedade humana.

O letramento, por sua vez, vai além do domínio do código, constituindo-se enquanto prática social, de uso do código escrito, em várias situações da vida do indivíduo. Começa com a alfabetização, sendo contínuo nas relações humanas.

De acordo com Faraco(2006), antes a escola compartilhava a visão focada na alfabetização, ou seja, ensinar a criança a reconhecer símbolos e ler através deles, porém é responsabilidade da escola a alfabetização da criança, mas também o letramento, essa vai decodificar e transcrever palavras, dando sentido a tudo o que se escreve.

Por isso a importância do conhecimento de mundo, para que de forma cognitiva compreenda o que se aprende e seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com