TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGEM E IDEOLOGIA

Seminário: LINGUAGEM E IDEOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

LINGUAGEM E IDEOLOGIA

Linguagem:

Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos,seja através de fala,da escrita ou de outros signos convencionais.Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.

Na linguagem do cotidiano,o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar.A linguagem verbal integra integra a fala e a escrita(diálogo,informações no rádio,televisa ou imprensa,etc.)Todos os outros recursos de comunicação como imagens,desenhos,símbolos,musicas,gestos,tom de voz,etc.,fazem parte da linguagem não-verbal.

A linguagem corporal é um tipo de linguagem não-verbal,pois determinamos movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções.Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, um sistema de gestos e movimentos cujo significado se fixa convenção, e é usada na comunicação de pessoas com deficiências na fala ou audição.

Linguagem mista é o uso da linguagem verbal e não-verbal ao mesmo tempo.Por exemplo,uma historia em quadrinhos integra,simultaneamente,imaagens,símbolos e diálogos.

Dependendo do contexto social em que a linguagem é produzida,o falante pode usar a linguagem formal(produzida em situações que exigem o uso da linguagem padrão,por exemplo,salas de aula ou reuniões de trabalho)ou informal(usada quando existe intimidade entre os falantes.

Ideologia

Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de grupo de indivíduos.A ideologia pode estar ligada a ações políticas,econômicas e sociais.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filosofo Antoine Destutt de Tracy,ideologia foi muito trabalhado pelo filosofo alemão Karl Marx,que ligava a ideologia aos sistemas teóricos(políticos e sociais)criados pela classe social dominante.De acordo com Marx,a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

Sistema e atividade discursiva

Sistema:

Sistemas são modelos abstratos constituídos de oposições funcionais a sociedade.É mais que uma conjunto de imposições é um conjunto de liberdade,a técnica linguística propriamente dita.

Nos processos de ensino de aprendizagem de língua materna a compreensão dos fatos de sistema significa compreender a tão almejada funcionalidade das produções linguísticas.

Pode parecer que o sistema e fala se equipam.Não apenas se assemelham quanto a um aspecto pois se a fala deve ser funcional o sistema indica quais elementos dessa funcionalidade.Um ensino quem pretenda ser eficas deve convocar o exame dos mecanismos subjacentes do percursos que vai da invariância (sistema)ao grau Maximo de variação(fala)

Atividade discursiva

É uma pratica ou campo da linguística e da comunicação especializada em analisar construções ideológicas presentes num texto.É utilizada para analisar textos da mídia e as ideologias.

O produto da atividade discursiva o objeto emperico de analise do discurso é a construção sobre a qual se debruça o analista para buscar em sua superfície as marcas que guiam a investigação cientifica.

Discurso:gramática,léxico,semático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com