TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Texto

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades Práticas Supervisionadas

Pedagogia -1ªSérie

Unidade de ensino:Sumaré

Data:07/06/2012

Leitura e produção de texto.

1º Semestre-Pedagogia

Data:07/06/2012

Leitura e produção de texto

Concepção de leitura é a capacidade de entender um texto escrito. Não é um simples ato de decodificar, é um ato de raciocino. Leitura é um processo entre o autor e o leitor, levando a inferir dados e situações e a pensar, refletidamente, após o ato de ler.

• Estratégia de leitura deve-se utilizar antes, durante e após a leitura, e durante a pré-leitura para uma análise, de informações apresentadas no texto, para verificação e compreensão da mensagem contida no texto. Contendo a estratégia de seleção, antecipação, interferência e verificação.

Leitura e produção de sentidos é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto

De acordo com o texto a leitura é a capacidade de o leitor entender um texto escrito, pois ler não é um simples ato de decodificar, mas de raciocino, é um processo de interação entre o autor e o leitor, levando o leitor a pensar, refletir, após o ato de ler. Para formar leitores, faz-se necessário ter ou criar hábitos de leitura, contudo o professor necessita ter estratégias de leitura, precisa selecionar antecipar, inferir e verificar, antecipadamente definir os objetivos, ter conhecimentos prévios, prever as informações e as mensagens que o texto quer transmitir aos leitores. Para isso é necessário incentivar ou cultivar hábitos de leitura nas escolas desde a educação infantil.

Na escola, o professor deve ser o mediador do processo de aprendizagem ao incentivar e utilizar recursos que não seja o livro, como filmes, jornais e quadrinhos animados para a produção de textos com seus alunos Através da leitura e a produção de sentidos o leitor tem liberdade para construir sentidos, mas ele também é limitado pelos significados trazidos pelo texto e pelas suas condições de uso. O texto é gerado a partir dos significados atribuídos pelo autor quando em interação com seu mundo de significação, e é recontextualizado pelo leitor, que busca atribuir-lhe significado a partir da relação que mantém com o seu próprio mundo e com o autor, o qual delimita as possibilidades de construção de novos significados.

Bakhtin (1992) definiu gêneros como “tipos relativamente estáveis de”.

“Enunciados”, caracterizados pelo conteúdo, estilo e construção composicional.

A expressão gêneros textuais é usada para se referir aos textos materializados que

Encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas

Definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição própria, Os gêneros textuais são, portanto, realizações linguísticas concretas, construídas.Historicamente pelo ser humano. (pesquisa-ZATERA, Luciana Carolina Santos - PUC-PR)

Exemplos de gêneros

poesia, crônicas, contos, prosa, a carta pessoal, anúncios, poemas, romance, carta de leito, biografia...o “guia de ruas” piadas,Telefonema, sermão, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, notícia,Horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, manual de instruções, resenha, chat, e-mail.

Texto 1

divulgação do novo álbum da Paula fernandes

Paula Fernandes. Apesar de preparar fotos de divulgação em que aparece mostrando a barriga, criando uma figura muito mais sensual do que a que mostrava até então, a cantora garante que não planeja uma mudança de imagem. No entanto, não esconde que quis mostrar seus encantos, em referência óbvia ao título de seu novo álbum, Meus Encantos, com lançamento marcado para o dia 29.

“Eu tive a idéia das fotos por que faz parte do meu momento. Eu tenho todas as imagens: de menina, mulher, romântica, apaixonada, mas que pode ousar um pouco. Eu sou a representante da mulher brasileira, da mulher mais bonita do mundo. Não sou perfeita, mas tenho meus encantos. O fato de estar com uma roupa mais justa não significa vulgaridade. A sensualidade e a vulgaridade não estão na roupa”, disse, em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, no Credicard Hall, em São Paulo... (fonte revista veja 28/05/2012) (Texto 2)

Homem de 70 anos morreu durante gravação do programa de Fátima

Um homem de 70 anos morreu durante gravação externa de quadro do programa de Fátima Bernardes, nesta quinta, no Rio. O aposentado Humberto Maços Guimarães participou de uma partida de futebol entre ex-funcionário do colégio onde o humorista Marcius Melhem estudou. Já no vestiário da escola, sofreu um ataque cardíaco fulminante e morreu. Ele foi enterrado nesta sexta.

A gravação foi feita no colégio Pentágono. Segundo a assessoria de imprensa da TV Globo, Guimarães fez questão de participar do jogo de futebol já que era um dos inspetores mais queridos entre os alunos na época em que Melhem frequentou a escola.

Texto 3

Cientistas querem introduzir no Panamá mosquitos geneticamente modificados

Cientistas querem introduzir no Panamá mosquitos geneticamente modificados para combater o inseto transmissor da dengue. O projeto foi anunciado nesta quarta-feira por Néstor Sousa, diretor do Instituto Comemorativo Gorgas de Estudos de Saúde, dedicado a pesquisas sobre doenças tropicais no Panamá. (Fonte: revista veja,28/05/2012)

A idéia é introduzir mosquitos OGM (organismos geneticamente modificados) que competiriam com seus congêneres não modificados pelas fêmeas. A modificação genética tem objetivo de criar uma prole que não resistiria a um dos processos de crescimento do Aedes aegypti, a fase de larva na água.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012,

(texto 4)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 serão abertas na próxima segunda-feira, às 10h. Os interessados terão até o dia 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com