TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura design, estratégias e produção do sentido de leitura

Tese: Leitura design, estratégias e produção do sentido de leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

Concepção de Leitura, Estratégias de Leitura e Produção de Sentidos

É possível reconhecer a magnitude do papel da escola, um ambiente apto a receber os indivíduos e media-los a capacidade de transcrever, seus pensamentos, suas emoções e suas opiniões, fazendo-os entender sobre a importância da leitura no nosso cotidiano. Mas também não se pode deixar de lado a idéia que a formação do individuo acontece desde a sua tenra infância, ou seja, na família ou nos grupos de convívio. Quando a família pratica a atividade regularmente de leitura a criança recebe mensagens claras a respeito do valor da leitura. A comunidade, as influências culturais determinam a relação do indivíduo com a atividade de leitura e atuam de uma forma muito importante para a formação de um leitor.

As experiências e conhecimentos prévios sobre a história, a cultura, os hábitos, a política e a música de um lugar, ajuda o leitor na compreensão e interpretação da leitura dos diferentes textos, detalhando cada informação escrita cabendo-lhe o reconhecimento lingüístico e o sentido das palavras. Dessa forma a relação entre leitor e texto se torna familiar de modo que a leitura se transforma em um ato prazeroso, não deixando espaço para as perguntas. Pra que ler? O que ler? Como ler?

A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validarem no texto suposições feitas. (KOCH e Elias, p.12, 2012)

É importante saber que mesmo os leitores fluentes encontram obstáculos ao realizar uma leitura e por isso utiliza alguns procedimentos como, o abrandamento da velocidade da leitura, o dobro da atenção e para construir sentido o leitor se vale de estratégias, sejam elas conscientes ou inconscientes, mas que determinam o valor, do sentido do texto. Conforme Gomes (2007) as estratégias são:

 Reconhecimento rápido de palavras;

 Utilização de elementos do texto para inferências (título, elemento de transição etc.);

 Construção do significado;

 Utilização de modelos ascendentes e descendentes durante a leitura;

 Monitoramento da compreensão;

 Identificação das idéias principais e das idéias complementares;

 Capacidade para parafrasear;

 Utilização do contexto para a construção do significado e da compreensão;

 Capacidade para tolerar ambigüidade, pelo menos temporariamente;

 Ajustar as estratégias, se necessário,

 Manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com