TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E A Produção De Sentidos:

Casos: Leitura E A Produção De Sentidos:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Concepção de leitura: As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido, que se aplique na leitura. É uma atividade de produção d e sentido que pode ser desenvolvida de três formas: Com foco no autor, com o foco no texto ou com foco na interação autor- texto- leitor, sendo a ultima a mais eficaz, visto que a compreensão do texto depende da relação que estabelece com o mesmo. Dessa forma o autor escreve o texto e o leitor com seu conhecimento intelectual e experiência vivida compreende e interpreta o texto.

Estratégia de leitura: Na interação autor texto leitor é fundamental que o leitor critique, contradiga, processe, avalie a informação que está obtendo durante a leitura sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa reação possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pela antecipação e tripoteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada e avaliada produzindo sentindo de lermos e nos mantermos informado.

Leitura e a produção de sentidos: Nessa concepção de leitura é preciso levar em conta os conhecimentos e interação do leitor com a maior e menor intensidade, durabilidade e qualidade.

A produção de sentidos textuais implica o compartilhamento de informações, implica ouvir o que o texto tem para dizer, relacionar aquilo que se puder perceber e capturar de modo bastante assimétrico, não linear e difuso, os conhecimentos já construídos e incompatíveis com o que o texto propõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com