TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produçao de sentidos

Tese: Leitura e produçao de sentidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO

2.1 Leitura e produçao de sentidos

A leitura nos abre as portas para vários conhecimentos, através dela desenvolvemos nossa mente e aumentamos nossa capacidade de raciocínio. É algo muito pessoal pois a relação de pessoa para pessoa com a escrita varia muito.

Segundo Koch e Elias (2006) existem três concepções de leitura, tomando como base o foco no autor, (o foco da leitura está voltado para o autor, o leitor desempenha o papel de captar as ideias do texto) outra concepção é o foco no texto (define leitura como um processo de decodificação das unidades linguísticas, ou seja, o texto é o espaço exclusivo da produção de sentidos, onde novamente o leitor é desconsiderado) e a ultima é a interação autor-texto-leitor (nessa perspectiva a leitura é vista como atividade complexa na produção de sentido que é construído na interação).

As estratégias de leitura nos ajudam e facilitam a compreensão da leitura, podemos citar (Duffy & cols., 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001), para uma definição mais exata de estratégias de leitura: “Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão (Duffy & cols., 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001).”

A produção de sentidos é uma análise de informações que fizemos sobre determinado texto, buscando relacionar tudo que podemos sobre o texto lido, com osconhecimentos que ja temos. É o leitor que produz sentido aquilo que lê.

2.2 Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe

Hoje em dia os professores estão buscando múltiplas maneiras de envolver o aluno na leitura, de como despertar o prazer ao ler, fazendo da leitura um habito não obrigatório, mas algo gostoso de praticar, que através da leitura o aluno possa expandir seu conhecimento, vocabulário, compreensão e etc.

Percebemos que no artigo Leitura na Escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe de Lilian Lopes Martin da Silva; ele mostra essa questão de desafio que os professores enfrentam na questão da leitura, de como desenvolver estratégias de leituras, e também se há como poder ser desenvolvido maneiras de se obter essa pratica.

O artigo também relata que sobre Biblioteca de Classe, isto é, um projeto desenvolvido para melhor aproveitamento dos alunos pelos livros escolares, tornando os mais interessantes, organizado com bastante praticidade, pois trabalha com o empréstimo dos livros para os alunos dando a eles um tempo de leitura mais eficaz.

Na verdade o que mais chama a atenção dos alunos para estar se envolvendo nesse projeto e tornando-o eficaz, foi que os alunos também tiveram grande importância na invenção do projeto auxiliaram na organização e separação do acervo de livros que saem de livros infantis, de estudo, contos, fabulas literaturas, e etc.

Podemos notar que os alunos ao se envolver na produção dão uma grande atenção por serem também criadores da biblioteca de classe, se todos adotassem esse tipo de projeto a eficiência de gostar da leitura seria mais aceita por todos, não seria algo monótono e nem obrigatório.

As estratégias de leitura podem sim ser adotadas, pois sendo executadas com rigor e com a intenção de melhorar nessa área, ira ajudar a descobrir caminhos na leitura que fará entender o poder de viajar em textos, entender o ponto de vista do autor, e ter o lado prazeroso da historia, entendendo que a leitura é uma aliada em nossas vidas, trazendo compreensão, imaginação e quebrando esse tabu de que a leitura é algo só para alguns, mas sim todos podem descobrir a sua magia.

2.3 Discursivo presente na revista isto é

Bom, iremos descrever os discursivos presentes na publicação da revista Isto é, no dia 12 de junho. Titulo da publicação é Situação é de contas públicas sob controle, diz Dilma, a partir desse enunciado percebemos que é narrativo, isto é, esta narrando o que ela falou da questão das contas publicas que estavam sem controle.

No primeiro paragrafo é uma narrativa em que temos o gênero textual é a designação deste enunciado como indicativo de ação, criado um combate e controle da inflação.

No segundo expõe o pensamento da presidente, um gênero de ter uma base textual de-nominada de exposição sintética pelo processo da composição. Também se trata de um enunciado de atribuição.

E no terceiro e ultimo temos um texto narrativo fazendo uma comparação, este tipo de enunciado textual tem um verbo de mudança no pas¬sado, um circunstancial de tempo e lugar, por sua referência temporal e local, e expõe o pensamento Também é uma estrutura com um sujeito, um verbo da família do ver¬bo ter (ou verbos como: contém, consiste é um complemento que estabelece com o sujeito uma relação parte-todo).

2.4 Esperamos com expectativa que a sociedade acorde

Uma sociedade sem desigualdade social é o que todos almejam no século XXI, mas ao mesmo tempo ninguém escolhe por ajudar alguém ao invés de si mesmo. Harmonizar esses interesses será predominante à posteridade, porém estará sujeito, constantemente, ao governo que desenvolva projetos para inserção na sociedade, que haja investimentos nas pessoas que precisam e também promover a igualdade de todos.

Toda a ação de conscientização das pessoas tem que percorrer pela cultura e pela educação. Coisa nenhuma se abrange se não houver um trabalho de reeducação voltado para transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com