TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Dissertações: Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade das aulas 01 e 02:

• Leia o artigo “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania” de Roxane Rojo. Disponível: http://deleste2.edunet.sp.gov.br/htpc2012/pc1_letramento.pdf e responda a questões que segue:

De acordo com Rojo, o conceito de letramento está centrado nas práticas sociais e a escola tem exigido uma pequena parcela das capacidades de leitura dos alunos. Nesse caso, discorra de forma reflexiva, em até 15 linhas, sobre o conceito de letramento discutido no texto e as capacidades de leitura. (2.5)

O processo de letramento é uma prática social, algo a mais que alfabetizar, pois é um conjunto que engloba a leitura e a escrita de modo que, não é só saber ler e escrever, mas sim, praticar de maneira idônea a escrita e a leitura. Nas salas de aula a dificuldade se abate frequentemente por a maioria dos alunos serem alfabetizados, mas, não letrado, pois lê o que lhe propõe, mas geralmente não entende o que lê, pois essas habilidades não podem ser implantadas de forma mecânica, pois as escolas ficam presas em textos limitados da tradição escolar, e não pode ser assim, os professores tem que abrir novos horizontes, buscar novos meios da pratica da leitura, buscar saber qual assunto que os alunos mais gostam, por exemplo, (poesia, ficção, romance, terror, suspense, piada, etc.) com isso dar livros sobre o determinado assunto, através disso vão apreender a obter e a gostar de praticar o ato da leitura, e começar a buscar novas fontes de leitura.

Atividade das aulas 03 e 04:

• Leia o artigo “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO: UMA VISÃO IDEOLÓGICA” de Silvania Faccin Colaço e responda: (1.25)

a) O que seria o modelo ideológico de letramento, segundo a discussão do texto?

O modelo ideológico envolve o autônomo, mas é mais abrangente que este, pois as práticas de letramento são determinadas por características sócio-históricas, dependentes do período e do local em que ocorrem.

• Leia o artigo TEORIAS DA LINGUAGEM E AÇÃO PEDAGÓGICA:

UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO/RECEPÇÃO DE GÊNEROS ORAIS de Rozana Aparecida Lopes Messias e responda: (1.25)

a) O que são gêneros textuais orais?

Gênero textual oral são todos os trabalhos, documentos, melhor dizendo tudo que envolva uma produção que seja representada, transmitida pela voz, ou seja, pela oralidade, com o qual pode ser por meio de seminários, debates, programas de radio ou TV, etc.

b) Explique a diferença existente em gênero textual oral e leitura em voz alta.

A diferença entre os dois é que, o gênero textual oral envolve todo um planejamento para expor um trabalho, e a leitura em voz alta é a afirmação oral da palavra escrita, fazendo com que o leitor entenda e consiga passar o que o que esta sendo lido para os demais, pois é a ação de ler algo, sendo assim é a forma como se traduz um conjunto de informações seja ela em um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com