TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Projeto de pesquisa: Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Para a produção deste trabalho, nos reunimos e relembramos dos tempos em que fomos alfabetizadas, comparando vivências, métodos, sucessos e insucessos, e nos divertimos bastante também!

Procuramos dividir tarefas entre todas, que eram depois de feitas, discutidas no grupo.

Nosso objetivo com este trabalho foi o de refletir sobre: a relação entre as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação para se realizar aprendizagens significativas, considerando como público alvo de suas ações, alunos em processo de alfabetização inicial, e estudar a importância da leitura no processo de produção de texto, sobre a função das propostas didáticas para a produção de texto com apoio e revisão.

Para isso, foi produzida uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes à temática Letramento.

ESTAR ALFABETIZADO É...

“No meu conceito estar alfabetizado significa conseguir juntar sílabas, formar frases ou até pequenos textos e poder ler. No começo da alfabetização não conseguimos muitas vezes entender ou dar sentido ao que lemos, dai precisamos reler várias vezes até conseguirmos absorver a história. O mesmo nem sempre acontece com a escrita, por muitas vezes decoramos as letras e quando começamos a escrever lembramos e a palavra aparece com mais facilidade.” (Cristiane dos Santos Gomes)

“Estar alfabetizado é adquirir autonomia para expressar-se através da leitura e da escrita, é descobrir o mundo através das palavras.” (Claudia Farinello)

“Estar alfabetizado é algo além do que conseguir identificar um agrupamento de letras como sendo uma palavra. É entender o significado que uma palavra ou texto traz em si, podendo fazer uso efetivo da função da escrita. Para mim, uma alfabetização plena é aquela que permite a interpretação da mensagem que um texto contém.” (Simone Bueno de Camargo)

“Ter o domínio da escrita e da leitura, saber usar essa habilidade para se informar através da leitura, assim como se comunicar e expor ideias através da escrita, conseguir interpretar o que se lê.” ( Marta Olívia da Silva)

Eu me lembro, quando criança em meus primeiros anos escolares que muitas vezes eu li histórias, por vezes curtas e simples, mas não conseguia compreender o que se passava nelas, isso se devia ao fato de que no início do aprendizado da leitura eu apenas decodificava o texto e nada mais, comecei a compreender melhor a leitura na 5° e 6° serie ,quando minha capacidade estava melhor desenvolvida, aí sim comecei a dar um sentido maior ao que lia, não podia dizer que era uma criança alfabetizada, então posso dizer que estar alfabetizado é poder ir além do código escrito ,é apropriar-se da função social do ato de ler e escrever e fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, sendo capaz de ler um livro, uma revista, um jornal e entender a mensagem que foi passada, ou até mesmo ao ouvir saber interpretar ,entendendo o que foi dito, é estar apto a escrever uma carta ou um e-mail, de forma que, a pessoa que vai ler entenda o que eu quero “dizer”, é poder, nesse mundo da tecnologia com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações, ser alfabetizado vai além de ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases ou desenhar letras.(Daniele Mendonça).

O significado de estar alfabetizado

Discutir sobre os textos produzidos no passo anterior e elaborar o segundo relatório parcial, em até uma página, sobre o que significa estar alfabetizado.

De imediato, quando pensamos em o que é estar alfabetizado, logo nos vem à mente a ideia do que é o saber ler e escrever. Mas estar alfabetizado não se resume apenas a isso.

Na verdade, temos de considerar três questões: o contexto social da alfabetização, o ler e escrever como domínio da mecânica da linguagem escrita, e o ler e escrever como forma de expressão e comunicação.

O conceito de alfabetização não é o mesmo em todas as sociedades, ele depende de características culturais, econômicas e tecnológicas. A alfabetização tem funções e fins diferentes para um lavrador e para um trabalhador da cidade.

A questão do ler e escrever nos remete a mecânica da língua escrita quando podemos codificar a língua oral em língua escrita (escrever) e decodificar a escrita em língua oral (ler), ou seja, a representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas (ler), que por si só não completa a condição de estar alfabetizado.

É necessário então, articular estas duas questões a função do ler e escrever enquanto possibilidade de expressar, compreender e comunicar significados por meio do código escrito.

Enfim, estar alfabetizado requer do sujeito que, além de dominar a mecânica do ler e escrever, ele possa também se expressar através da escrita e igualmente compreender ideias quando lê e que possa fazer uso destes mecanismos de forma efetiva dentro do contexto no qual está inserido.

DEFINIÇÃO DOS TERMOS NA VISÃO DO AUTOR FARACO

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p. 24).

Decodificar: A partir de um dado código, como a escrita por exemplo, interpretá-lo, entender a mensagem que está sendo transmitida através dele, e para isto, é necessário compreender a estrutura funcional deste código.

Ler: Seria a decodificação de grafemas em fonemas, da linguagem escrita para a linguagem oral, mas não só. É preciso, ao se fazer isso, adentrar no campo do significado, entendendo o que foi pretendido ser comunicado.

Escrever: Utilizar os sinais gráficos de um reconhecido sistema de escrita para expressar ideias, significados, sem o uso da oralidade, e para que haja sucesso na escrita, é necessário conhecer suas regras enquanto um código.

Autonomamente: É a capacidade de realizar algo por si próprio, com base em seus conhecimentos e habilidades.

Aprendizagem: As formas de se perceber, relacionar e apropriar de conteúdos, conhecimentos, habilidades e interiorizá-los de maneira que integrem o sujeito e permitam a ele novos avanços e possibilidades.

Conhecimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com