TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Casos: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  3.161 Palavras (13 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PÓLO CAVALHADA – POA/RS

CURSO: PEDAGOGIA – LICENCIATURA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ALUNAS:

ELIZANGELA MASCARENHAS LUVIZETTO – 5733177455

KAREN APOLO – 6315193994

LILIANE NOBRE – 6318196097

MÁRCIA BÁRBARA VARGAS SERPA- 6303178547

NEUSIANE ELISABETE B.B. RODRIGUES – 5733127674

PROFESSOURA TUTORA EAD: CAMILA DE MELO ANDRIOTTI

PORTO ALEGRE

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

neusiane

RELEMBRANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Nos dias de hoje, não se vê espaço e nem expectativa de vida para o ser humano que não tem o mínimo de instrução, necessitamos do conhecimento para tudo, para nos movimentarmos, para comprar nossos alimentos, para ir em busca dos nossos direitos nos defendendo das pessoas de mau intuito, para orientar e ajudar nossos filhos em seu crescimento e em seus estudos e entre várias outras questões que vivenciamos no nosso dia a dia.

Estar na escola sendo alfabetizado por um professor especializado é muito importante e indispensável na vida da criança. A alfabetização nos dias de hoje inicia desde o nascimento da criança, através do contato com seus pais e familiares, respeitando suas etapas e passos de desenvolvimento, nos primeiros meses através do olhar e audição em seguida ele passa a manusear pequenos brinquedos de borracha, pano, plásticos entre outros materiais que não machuquem, brinquedos esses grandes e com cores e sons, lá pelo sexto mês eles já se interessam por manusear livros de panos e borrachas e assim por em diante até chegar na fase em que já conseguem manusear pecinhas de montar e encaixar que é por volta de 1 ano.

Antes do ingresso da criança na fase escolar, existe algumas crianças que frequentam as escolas infantis que normalmente trabalham com crianças de 0 a 5 anos, e essa etapa pode ser considerada como uma etapa cuidadora e de pré – alfabetização, pois as crianças recebem atividades para realizar, essas atividades são programadas d acordo com sua faixa etária e sua capacidade, tornando-se uma etapa muito importante, mas que infelizmente muitas crianças não tem por não terem acesso.

A partir dos seus 5 anos de vida, a criança passa a frequentar a escola e receber a ajuda de um professor, que deverá conhecer bem seu aluno, e ajuda-lo a construir seu conhecimento e não fazer dele um depósito de informações sem utilizar a bagagem que ele traz junto a ele, pois essa crianças que hoje ele está ensinando, será o adulto de amanhã e para isso é importante terem um bom aprendizado que se inicia com uma boa alfabetização, e chegar ao ponto de se estar alfabetizado e preparado para encara aos novos desafios faz parte da

persistência e interesse do aluno, há família e aos professores cabe o incentivo e a busca constante da motivação de não deixa-lo desistir.

Eu me sinto grata e feliz por ter sido bem alfabetizada ter tido o apoio e motivação por parte da minha família e de meus educadores para continuar a estudar e buscar sempre mais saber, para enfrentar as dificuldades que tivesse pelo meu caminho, e graças a isso que hoje estou aqui, em busca da realização de mais um sonho, o de me formar pedagoga e levar as crianças de hoje um saber motivador e consciente, fundamentado na troca de informações e interação entre o professor /aluno- aluno/professor, construindo o saber.

Sou a Aluna Elizangela Mascarenhas Luvizetto, e estou cursando o terceiro semestre de Pedagogia Licenciatura, na Universidade Anhanguera –UNIDERP- Porto Alegre- RS- Polo Cavalhada.

O SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO

Discutir sobre os textos produzidos no passo anterior e elaborar o segundo relatório parcial, em até uma página, sobre o que significa estar alfabetizado.

babi

DEFINIÇÃO DOS TERMOS NA VISÃO DO AUTOR FARACO

Definir os termos: decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento, presentes nas ideias de Faraco (2006). Elaborar o terceiro relatório parcial, em até uma página, com a definição dos conceitos indicados.

INDIVIDUAL?

APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS

CONTO:

É um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento real ou fictício. Como todos os textos , o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

EXTENSÃO

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão, ele é mais curto que uma novela ou um romance, ele apresenta uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem somente um clímax, o conto é conciso.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com