TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Casos: Letramento E Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Equipamentos que permitem expandir o conteúdo didático para fora do ambiente físico tornarão as atividades mais interativas e dinâmicas. Professores também terão maior controle do desempenho dos alunos.

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão sendo inseridas a cada dia no cotidiano escolar como elemento facilitador do ensino.

Diversas mídias para serem inseridas no processo de ensino e aprendizagem.

No entanto, diante deste novo cenário educacional, surge uma nova demanda para o professor: saber como usar pedagogicamente as mídias.

Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica.

Educadores crêem que o uso de diferentes mídias e instrumentos facilita o trabalho docente e podem beneficiar na melhoria da qualidade de ensino.

Entretanto, não basta meramente a inclusão dessas tecnologias no contexto da educação, é necessário, antes de tudo, de uma mudança de postura educativa.

O Professor continua sendo insubstituível. Porém, deve acompanhar as mudanças, fazer um upgrade das suas capacidades e tornar-se num agente da revolução e participar na construção de um Novo Mundo, formando novos cidadãos com as competências necessárias. Desenganam-se os que pensam que o tal upgrade necessário refere-se exclusivamente a aprender a utilizar o computador e os programas do Office.

Será realmente necessário o professor dominar minimamente tecnologias pedagógicas e de comunicação e informação, mas a principal melhoria que o professor deve fazer é conhecer os parâmetros da nova metodologia construtivista de ensino e aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e o novo papel que lhe é reservado.

O professor deve antes de tudo abandonar a ideia de ser um detentor do conhecimento para passar a ser um orientador, um facilitador, e um estratega de actividades que possam favorecer a aquisição de competências por parte do aluno.

Como diz Perrenoud, o professor deve entender que “ensinar, hoje, significa conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo os princípios pedagógicos activos construtivistas”.

Muito do que se tem visto é a mudança de instrumento sem, contudo, haver mudança na postura dos professores. Em muitos casos nem um e nem outro mudou. Muitos professores ainda são o centro do processo de ensino e usam os velhos quadro negro e giz e muita saliva. A construção do conhecimento ou o desafio da pesquisa através da rede mundial de computadores ainda é utopia em muitas escolas.

Por outro lado, mesmo em escolas de periferia, muitos professores têm mudando radicalmente sua forma de trabalhar e de ver a participação do aluno no processo educativo. O incentivo à pesquisa, o desafio, a motivação para a leitura e para o estudo, tem feito com que muitas realidades mudem e transformem a vida de muitos estudantes e professores.

referencias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com