TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Tese: Letramento E Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  5.533 Palavras (23 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 23

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, DissertaçõesTrabalhos Gratuitos

Trabalho Completo LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: MONACHERRY 06 setembro 2013

Palavras: 5504 | Páginas: 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ACADEMICOS:

ANA CAROLINA GARAI RA: 303846

ANILCE PEREIRA RA: 309014

DAFILI MODOLON LOPES RA: 309013

GRACIELA A. SEGÓVIA RA: 326365

IVONE PAETZOLD SOARES RA: 308203

MARCIO A. A. DOS SANTOS RA: 346883.

ATPS - LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Coronel Sapucaia – MS

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATPS - LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Trabalho realizado para fins de avaliação parcial da disciplina de Letramento e Alfabetização aplicados ao curso de Pedagogia, para inteirar o significado do estudo, solicitado pelas professoras tutoras interativa, e tutora presencial Terezinha Sarmento.

Coronel Sapucaia – MS

2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo o conhecimento da aplicabilidade e compreensão do Letramento e Alfabetização em seu amplo contexto, tornando possível ao acadêmico do Curso de Pedagogia concluir as etapas propostas no desafio de Aprendizagem, desenvolvendo as competências e habilidades como: referentes às práticas que envolvem a temática de Letramento, tendo, como público-alvo, alunos em processo de alfabetização. Este desafio é importante para que os acadêmicos — futuros professores — possam utilizar os conteúdos ministrados na disciplina Letramento, tornando-se aptos a executá-los quando solicitados na atuação docente, ao mesmo tempo que se conscientizam da importância da leitura no processo de produção de texto, sobre a função das propostas didáticas para a produção de texto com apoio e revisão.

O estudo apresentado é uma interação entre as disciplinas ministradas no curso de Pedagogia e o meio profissional, focando suas aplicações (ou não) na pratica pedagógica. Mostrando-se essencial uma abordagem do acadêmico a prática docente, visto que o curso destina-se às atividades referidas.

PRIMEIRO RELATÓRIO PARCIAL, EM ATÉ DUAS PÁGINAS, QUE CONSISTE NA PRODUÇÃO INDIVIDUAL DE UM PARÁGRAFO COMPLETANDO A FRASE: “ESTAR ALFABETIZADO É...”. O RELATÓRIO DEVE CONTER O PARÁGRAFO E A RESPECTIVA INDICAÇÃO DO AUTOR (ALUNO).

AUTOR (ACADÊMICO): Marcio Aurélio

“Estar alfabetizado é ter o domínio da leitura e da escrita em seu significado próprio.”

O processo de Alfabetização determina a aquisição do letramento para a formação do leitor. A alfabetização é o domínio das habilidades para ler e escrever ter o domínio da técnica. Um sujeito está alfabetizado quando tem o domínio das letras e da sua decodificação. A alfabetização é uma atividade construtiva e criativa isto é deve fundamentar-se no valor que a leitura e a escrita tem na prática social. Um sujeito é considerado alfabetizado quando é capaz de construir novos conhecimentos acerca do que lhe foi proposto.

Alfabetizar é o processo pelo qual se adquire o domínio das habilidades para ler e escrever, é aquele indivíduo que sabe ler e escrever. Nos dias de hoje, ser alfabetizado tem se revelado insuficiente. A preocupação com o analfabetismo funcional levou os pesquisadores ao conceito de “letramento” em lugar de “alfabetização”. Segundo Soares (2000a: 1), “Se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada”.

Letrado é aquele indivíduo que sabe ler e produzir textos. Letrado já está incorporado ao vocabulário educacional, compreendemos que nosso problema não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas é, levar os indivíduos - crianças e adultos - a fazer uso da leitura e da escrita, envolver-se em práticas sociais de leitura e de escrita. O resultado implica habilidades que permitam que o indivíduo interprete e compreenda o que se lê. A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever, ou seja, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno social. O processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita na escola não pode ser configurado como um mundo à parte e não ter a finalidade de preparar o sujeito para a realidade na qual se insere. É necessário que o professor alfabetizador, saiba da importância de seu papel, na formação do aluno nas práticas sociais de leitura escrita na sociedade em que vive. é que vai romper com paradigmas tradicionais e perceber que não basta somente alfabetizar. Hoje os nossos alunos necessitam de um processo de aprendizagem que focalize o alfabetizar letrando. Assim, o professor pode transformar a sua sala de aula num espaço de descobertas e construção de conhecimentos. Diante disso, na medida em que o educador, articular conteúdos significativos a uma prática também significativa, abandonando a função tradicional de transmissor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com