TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Escolar: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 12

Instituição de Ensino-Faculdade Anhanguera Polo Palmas-To

Curso-Pedagogia e Licenciatura

Disciplina: Letramento e Alfabetização

Prof. Rosemeire Farias

Acadêmicos:

Nome- Maria Neila Oliveira de Paiva Ra-361661

Email-neilapaivaoliveira@gmail.com

Nome- Edicléia Rodrigues CarvalhoRA-358651

Email-edicleiaedgar@hotmail.com

Nome- Valquirene de Oliveira Nascimento RA-362571

Email-vallgata1@hotmail.com

Nome- Leila Maria de Oliveira Policeno RA-361108

Email-Rafael_policeno@hotmail.com

Palmas/TO, 14 de Novembrode 2013.

Alfabetização

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, ela é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

É de pequena que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e escrever, é com alegria que pais e professores acompanham os primeiros passos à escrita - reconhecendo letras, palavras e formação de frases. O processo de alfabetização da criança começa exatamente neste período e tem sua continuidade com a chegada do ano escolar.

A partir dos diálogos feitos com o grupo, onde foram relembrados como aconteceu o processo de alfabetização de cada componente, percebeu-se que todos iniciaram a ser alfabetizados em casa, antes de começar a frequentar a escola com o acompanhamento dos pais e de irmãos mais velhos. Foram recordados também momentos marcantes no processo de alfabetização, o quanto era curioso cada novidade conhecida, a partir do momento que conhecia uma letrinha nova ou um numero novo, ao passar pelas ruas logo se identificava o que tinham aprendido em sala.

Estar alfabetizado é...

Estar alfabetizado é ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código.

Estar alfabetizado é também atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita.

Estar alfabetizado é viver no mundo das palavras onde ler e escrever é viajar para lugares inimagináveis, sem se importar com as fronteiras ou com a distância entre os lugares

( Edicleia. Rodrigues Carvalho )

Estar alfabetizado é poder se comunicar de um forma mais elaborada com o resto do mundo, entendendo formas escritas e faladas de linguagens e acima de tudo desenvolvendo o pensamento critico e um melhor posicionamento sobre determinados assuntos, uma vez que a leitura informa e instrui a pessoa, a tornado então capaz de posicionar-se de forma correta

( Maria Neila Oliveira de Paiva ).

Estar alfabetizado é não ter limite para a imaginação, viver várias histórias e ser várias pessoas sem sair de casa, apenas com o poder da leitura e da escrita, podendo ser quem você quiser,criando sua própria realidade, seu próprio mundo individual ou coletivo

( Leila Maria de Oliveira Policeno )

Estar alfabetizado é alcançar objetivos,conquistar novos horizontes e buscar novos caminhos através da leitura e da escrita.

( Valquirene de Oliveira Nascimento )

O que significa estar alfabetizado?

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.

Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos. O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva, para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

Os textos orais e escritos e seus usos sociais e comunicativos assumem relevância como unidade básica do ensino. O trabalho com a língua escrita na escola deve estar estreitamente vinculado a suas funções comunicativas e sociais, aspectos discursivos e finalidade, sem anular suas características intrínsecas É através do trabalho com a produção e interpretação de textos de uso social (orais e escritos) com a prática de leitura e escrita que a competência textual é desenvolvida nos adultos pouco escolarizados e nas crianças. O conceito de alfabetização é, muitas vezes, confundido com o de literária. Esta confusão advém do fato de ambos os conceitos repousarem na linguagem escrita. A alfabetização é designada como um conceito relativo a aprender a descodificar a linguagem escrita. Assim, distingue-se um alfabetizado como alguém que aprendeu e sabe ler e escrever e um analfabeto como aquele que não sabe ler nem escrever. Alfabetização refere um conhecimento obtido, estável, enquanto literária designa um conhecimento processual em aberto.

Alfabetização e Letramento

ALFABETIZAÇÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com