TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Ensaios: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ana Lúcia G.B. Sobrinho.

Ra: 692339495

Aparecida S. C. Pereira

Ra: 6789388836

Eleni Ap. Pedroso

Ra: 6788364759

Risieli Ap. Botossini

Ra: 6928415720

Elaine.A.V.P.Martins

Ra: 7973722238

ATPS- Psicologia da Educação

Tutor:

SIGMUND FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.

Sigmund Freud foi o criador da psicanálise, ele era um aluno da faculdade de medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia.

Quando se formou trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot que lhe mostrou o uso da hipnose. Em 1895 ele publicou o livro “Estudo sobre Histeria”, onde descreve a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, que poderiam desaparecer se o paciente conseguisse se expressar, mas insatisfeito com a hipnose. Freud desenvolveu uma das bases da técnica psicanalítica; a livre associação, onde o paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neurose.

Também foi responsável pela publicação da teoria dos sonhos, onde afirma que os mesmos são a estrada para o inconsciente, um mundo íntimo que se oculta no interior de cada indivíduo, comandando seu comportamento, a despeito de suas convicções. Sendo assim Sigmund Freud se transformou num dos pensadores mais polêmicos da história, mas com os avanços da psicologia cognitiva – comportamental ou da neurociência onde se procura as bases biológicas da mente para diversas linhas ou disciplinas que estudam a psique ou o cérebro humano.

Segundo Freud os fundamentos da psicanálise é uma teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana, transformando num método de tratamento de diversos transtornos mentais, também explicou que a vida humana e individual, mas também pública e social, as quais ele chamou de libido, designando a energia sexual de maneira mais geral e indeterminada, por isso Freud afirma que a boca é uma “zona erógena”. Portanto a psicanálise compreende as grandes manifestações da psique, como um conflito entre as tendências sexuais ou libido e as fórmulas morais e limitações sociais impostas ao indivíduo, onde os sonhos são gerados, geram também os atos falhos ou lapsos, distrações falsamente atribuídos ao acaso, mas que remetem ou revelam aqueles mesmos desejos.

Independente disso, a importância da contribuição de Sigmund Freud para a ciência é inquestionável e reside principalmente em três pontos: O destaque que Freud deu ao fator sexual, que era uma área de completa ignorância para a ciência e a filosofia. Os conceitos de psicologia que possibilitaram o avanço dessa ciência que é um complemento da psiquiatria e finalmente o tratamento de diversos transtornos mentais que continuam a ajudar uma grande quantidade de indivíduos a ficarem em paz consigo mesmo. A psicanálise pode ser um coadjuvante no tratamento de algumas doenças.

Sendo assim a psicanálise pode levar as pessoas a entenderem que os conflitos internos são inerentes ao ser humano, auxiliando a conviver com eles.

JEAN PIAGET E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.

Jean Piaget nasceu em Neuchatel, Suíça, em 1896. Desde cedo interessou por filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia, em 1924, publicou o livro “A linguagem e o pensamento na criança, antes da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades Suíças”.

Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20 a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia, antes de tudo, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de conhecimento pelo ser humano.

Piaget também criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança, segundo Piaget o pensamento infantil passa por quatro estágios desde o nascimento até o início da adolescência quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

Por outro lado a grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico matemático que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança. As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, por um lado não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver.

Segundo Piaget as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, essa inserção se dá mediante dois mecanismos: Assimilação e acomodação. A assimilação consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. A acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo.

A obra de Piaget leva a conclusão de que o trabalho de educar crianças não se refere à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno. Diante disso se o professor conhecer sua obra pode ajudar seu trabalho ser mais eficiente, mas é importante lembrar que os modelos teóricos são sempre parciais e que, no caso de Piaget em particular não existem receitas para a sala de aula.

HENRI WALLON E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.

Henri Wallon nasceu em Paris em 1879, graduou-se em medicina e psicologia, também fez filosofia. Em 1925 criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Ao longo de sua vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.

Piaget coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin-Wallon, conjunto equivalente à nossa lei de Diretrizes e Bases, onde esta escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar lançou também a revista Enfance, que serviria de plataforma de novas ideias no mundo da educação e que rapidamente se transformou numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com