TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Sinais

Trabalho Escolar: Libras Sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

Libras e a cultura surda em seus aspectos.

A audição é essencial para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da socialização e de outras formas de comportamento. Sem a audição, a criança tende a se afastar do seu meio ambiente.

Zero audiométrico refere-se aos valores de níveis de audição que correspondem á média de detecção de sons em várias frequências. Considera-se que a audição normal corresponde á habilidade para detecção de sons até 20 db N.A.

Classicamente, surdez é descrita como perda de audição para determinado número de decibéis.

Tipos de deficiência auditiva:

Deficiência auditiva condutiva: Qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a cóclea. A orelha interna tem capacidade de funcionamento normal, mas não é estimulada pela vibração sonora. Essa estimulação poderá ocorrer com o aumento da intensidade do estimulo sonoro.

A grande maioria da deficiência auditiva pode ser corrigida por tratamento clinico ou cirúrgico.

Deficiência auditiva sensório neural: Ocorre quando há uma impossibilidade de recepção do som por lesão das cóclea e do nervo auditivo. Os limiares por condução óssea e por condução aérea, alterados, são aproximadamente iguais. A diferenciação entre as lesões das células ciliadas da cóclea e do nervo auditivo só pode ser feita por métodos especiais de avaliação auditiva.

Deficiência auditiva mista: Ocorre quando há uma alteração na condução do som ate o órgão terminal sensorial associada á lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.

Durante a antiguidade e por quase a Idade média. Pensava-se que os surdos não fossem educáveis, ou que fossem imbecis, foi no inicio do século XVI, começou a admitir que os surdos pudessem aprender por procedimentos pedagógicos sem que houvesse interferências sobrenaturais. Surgiram relatos de pedagogos que se dispuseram a trabalhar com surdos, apresentando diferentes resultados obtidos com pratica pedagógicos. A intenção da ás portas para o conhecimento da cultura, incluindo aquele dirigido para a língua oral. No final do século XVIII Charles M. de L’Epée, foi o primeiro a estudar uma língua de sinais usada para surdos, com atenção para suas características linguísticas.

As línguas de sinais são adquiridas pelos surdos com naturalidade e rapidez, possibilitando o acesso a uma linguagem que possibilita uma comunicação eficiente e completa, como aquela desenvolvida por sujeitos ouvintes, isso também permitiria ao surdo um desenvolvimento cognitivo social bem mais adequado e compatível com usa faixa etária.

Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez, por norma são utilizador de uma comunicação espaço visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição á audição e a fala tendo ainda uma cultura característica.

No Brasil eles desenvolveram a Libras, e em Portugal, a LGP, já outros, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua falada.

No Brasil, existem pelo menos duas situações em que a lei confere ao surdo o direito á intérprete de Libras:

Nos depoimentos e julgamentos de surdos (área penal).

E no processo de inclusão de educando os surdos nas classes de ensino regular (área educacional).

Devido às constantes modificações e progresso neste campo, nas concepções de ensino de língua de sinais, atualmente, tem-se dado ênfase ao mecanismo de aprendizado visual do surdo e a sua condição bilíngüe bicultural. Contudo, o surdo é bilíngüe bicultural no sentido de que convive diariamente com duas línguas e culturas: sua língua materna de sinais (cultura materna) e língua oral (cultura ouvinte), ou de libras (surdos brasileiros).

Toda sala de aula que tem um deficiente auditivo é obrigado que se tenha um intérprete de libras língua portuguesa:

Profissional com competência lingüística em Libras língua portuguesa que atua no contexto do ensino regular no qual há aluno matriculado.

O interprete não substitui o professor em relação á função central na mediação de processo de aprendizagem, sua atuação será a de mediador na comunicação entre surdo e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.

Propostas didático-pedagógicas elaboradas para inclusão social de surdos.

Acredito que os alunos com necessidades especiais precisam de um atendimento diferenciado, o que é bem difícil acontecer em uma turma regular.

Segundo vários autores, inclusão significa atender o aluno com necessidades educativas com aqueles com necessidades especiais severas, na classe regular com o apoio do serviço de educação especial isto quer dizer que o principio da inclusão engloba prestações de que os serviços educacionais apropriados para toda criança com necessidade educativa especiais, incluindo a severa, na classe regular. O destaque que, que merece ser feito é em relação do tipo de suporte que a escola pode oferecer, devendo ser de caráter eminente pedagógico, relacionando-se apenas as respostas educacionais que a escola tem o dever de oferecer a toda e qualquer criança, podendo dizer que se encontra nesse aspecto diferença de conceitos de inclusão e de integração, quando ao incluir um aluno com deficiência entre os conceitos de inclusão e de integração, quando ao incluir um aluno com deficiência na sala de aula regular, a escola deve criar todas as condições e estruturas e pedagógicas possíveis para atender as necessidades também pedagógicas, desses alunos, enquanto na integração no atendimento ao aluno poderá ser feito no meio menos restrito possível, incluindo as classes especiais.

Verificamos que esse trabalho se constituiu em um dos possíveis cominhos do processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais da escola regular. No entanto, muito ainda pode-se fazer. È necessário e urgente transformações da organização e nas condições de trabalho na escola, começando especialmente efetivação de programa de trabalho conjunto entre o professor da sala de aula e equipes de apoio, aonde as necessidades especificas dos alunos possam ser contemplados a inclusão com o sucesso só será possível quando a escola for capaz de se adequar com recursos de metodologias respondam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com