TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua De Direito

Pesquisas Acadêmicas: Lingua De Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

A linguagem é o meio utilizado pelas pessoas realizar sua comunicação. Dentre outros significados, comunicar significa ligar, transmitir. Portanto, a comunicação é essencial ao convívio humano.

Sabemos que a língua portuguesa é meio fundamental de comunicação, pois necessitamos dela o tempo todo para (con)viver. Todos sabem falar, porém, falar corretamente nem todos sabemos. Há pessoas que falam tão mal que impossibilitam sua comunicação e, conseqüentemente, sua própria convivência social.

Um exemplo clássico pode ser observado no romance “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Nesta obra, Graciliano enfatiza a precariedade da comunicação verbal dos personagens protagonistas entre si mesmos e com os demais. Esta deficiência da linguagem produzia uma barreia que isolava os personagens.

“Quando [os meninos] iam pegando no sono, arrepiavam-se, tinham precisão de virar-se, chegavam-se à trempe e ouviam a conversa dos pais. Não era propriamente, conversa, eram frases soltas, espaçadas, com repetições e incongruências. Às vezes uma interjeição gutural dava energia ao discurso ambíguo. Na verdade nenhum deles prestava atenção às palavras do outro: iam exibindo as imagens que lhes vinham ao espírito, e as imagens sucediam-se, deformavam-se, não havia meio de dominá-las. Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto.”

“[Fabiano] Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. (...). Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro [o cavalo] entendia”.

Sem perceber, as pessoas que não utilizam bem a língua portuguesa, perdem muitas oportunidades na vida, não apenas profissional, mas na vida social e pessoal. O modo como alguém se expressa é uma espécie de cartão de visitas, podendo causar boa ou má impressão.

Falar e escrever bem deveria ser comum. No entanto, atualmente a pessoa que sabe falar bem se sobressai, chamando a atenção de maneira positiva.

Destarte, é notável que comunicar-se corretamente é essencial.

IMPORTÂNCIA NA ESFERA JURÍDICA

A Língua Portuguesa talvez seja a única matéria essencial para todas as áreas profissionais, tanto humanas como exatas, pois é a única que utilizamos a vida inteira, o tempo todo. Assim, além de fundamental para o cotidiano, é também instrumento de trabalho.

O profissional que não domina sua própria língua é desvalorizado pelos que vêem os erros em seu trabalho. Na área jurídica tal assertiva deve ser levada ainda mais a sério.

Por ser a linguagem um dos mais importantes instrumentos de trabalho dos profissionais da área jurídica, o profissional do Direito que não possui o conhecimento adequado de sua própria língua perde valor, ficando prejudicado na carreira e dando maiores chances para os concorrentes.

O advogado que não sabe se comunicar bem, não sabe interpretar a Lei, não sabe elaborar peças, não pode ser chamado de advogado.

Existem muitos profissionais do Direito que não possuem noções básicas da própria língua. Daí nos deparamos com peças mal elaboradas, sustentações orais incoerentes e interpretações sem o mínimo sentido.

Esses detalhes são essenciais, e resultam em pontos demasiadamente negativos para o profissional.

O ordenamento jurídico brasileiro se expressa por meio da língua portuguesa. Desta forma, o mau uso da língua pode influir de maneira negativa no bom andamento da própria Justiça.

A princípio, a Constituição Federal em seu artigo 13 consagra que “a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com