TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua De Eulalia

Exames: Lingua De Eulalia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Tipologia da Fraude Acadêmica e Perguntas de Pesquisa

Propõe-se, nesta pesquisa, uma tipologia da fraude acadêmica baseada no seguinte conceito: constituirá fraude acadêmica todo ato ou omissão consciente que possa comprometer a justiça na avaliação comparativa dos desempenhos, competências e conhecimentos dos alunos entre si. Nestes termos, a fraude acadêmica pode ser cometida pelos alunos, pelos docentes, por funcionários das instituições de ensino, por agentes externos ou pela própria instituição no âmbito da sua política pedagógica. Apesar da relevância dos vários níveis de análise, esta pesquisa centra-se apenas no estudo da fraude acadêmica cometida pelos alunos. Assim, com base nesse enquadramento, propõe-se a seguinte tipologia da fraude acadêmica:

1. Apropriação de trabalho alheio

 Apropriação de trabalho alheio com colaboração ativa de outrem;

 Apropriação de trabalho alheio sem intervenção ativa de outrem

2. Simulação de trabalho não realizado

 Plagiar-se a si mesmo;

 Falsificar dados e resultados

3. Facilitação da fraude a terceiros

 Facilitar a fraude com benefício próprio;

 Facilitar a fraude com risco de prejuízo próprio;

 Facilitar a fraude com efeito neutro para si próprio.

4. Ocultação da fraude (não denúncia da fraude cometida por terceiros)

Tratando-se de um estudo exploratório, pretende-se analisar os resultados gerais em busca de um entendimento tão detalhado quanto possível sobre a forma como pensam os alunos de administração e de economia sobre a fraude acadêmica. Eis as cinco perguntas às quais se pretende responder nesta pesquisa:

1. Quais as práticas de fraude acadêmicas mais comuns?

2. Quais as práticas de fraude acadêmica que os alunos consideram mais graves e menos graves?

3. Qual a relação entre as diferentes práticas de fraude acadêmica do ponto de vista da gravidade que os alunos atribuem a cada uma? Qual a tipologia subjacente aos diferentes níveis de gravidade?

4. Quais os motivos principais para cometer fraude acadêmica?

5. Quais os principais fatores que poderão inibir a fraude acadêmica?

Método de Pesquisa

Amostra e coleta de dados

Uma vez que o objetivo desta pesquisa é estudar a ética de alunos do ensino superior em Portugal, foi selecionada uma amostra de alunos de cursos de economia e de administração de instituições de ensino superior portuguesas, tendo como referência o universo constituído pela totalidade dos alunos inscritos no ensino superior em Portugal no ano letivo 2009/2010. A coleta de dados foi realizada com base na aplicação, em sala de aula, de um questionário de resposta fechada, com a presença de um elemento da equipe de pesquisa disponível para esclarecer qualquer dúvida. Apenas foram retidos na amostra alunos de nacionalidade portuguesa e com pelo menos dois anos de inscrição no ensino superior.

O questionário

O questionário utilizado nesta pesquisa constitui uma proposta original para coleta de dados e para o estudo da fraude acadêmica cometida por alunos no ensino superior. É decomposto nas seguintes partes principais: PARTE 1 – caracterização sócio demográfica e situação acadêmica dos alunos; PARTE 2 – questionamento projetivo sobre nove cenários de fraude acadêmica (abrangendo os 4 tipos de fraude decompostos em 9 práticas ativas e 9 situações de ocultação – não denúncia); PARTE 3 – questionamento sobre a frequência da fraude, os motivos que a determinam e as ações que a podem inibir.

Tabela 1

Tipos e Práticas de Fraude Acadêmica

Tipos de Fraude

Práticas de Fraude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com